quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Porto do Funchal recebe hoje mais duas escalas e cerca de 6.000 turistas em trânsito

Dois gigantes no porto

Data: 28-10-2009


('Navigator Of The Seas' )


('Costa Luminosa' foto via Blog Sergio@Cruises)

O porto do Funchal recebe hoje as escalas dos paquetes 'Navigator Of The Seas' e 'Costa Luminosa', os quais têm chegadas à Região anuncidas para as 7.00 horas. Curiosamente ambos os paquetes têm procedência do porto de Tenerife e como destino Málaga para onde zarpam ao final da tarde de hoje.

A bordo do 'Navigator Of The Seas'o viajam 3.608 turistas, dos quais 2.564 são de nacionalidade britanica. Como curiosiosidade reefira-se que a bordo há turistas de 70 nacionalidades, entre os quais 13 portugues, três na qualidade de turistas e, os restantes, 10 como membros da tripulação/equipa de animação.

Esta é a sexta escala deste paquete no porto do Funchal, tendo a primeira ocorrido a 9 de Outubro de 2007. Esta é a sua segunda escala dste ano, estando programadas mais duas, nos dias 7 e 11 de Novembro.

Com 138.000 toneladas de arqueação bruta, este navio foi construído no ano 2002 nos estaleiros finlandeses Kvaerner Masa e é um dos cinco navios da classe 'Voyager'. Registado no porto de Nassau, nas Bahamas, mede 311,10 metros de comprimento, 48,10 metros de boca (largura), 8,80 metros de calado e 63 metros de altura. Tem uma lotação máxima para 3.825 passageiros, distribuídos pelos 1.557 camarotes existentes. Ao nível da sua tripulação, a mesma é constitua por 1.190 elementos, onde se incluem as respectivas equipas de animação. De regresso ao Funchal, naquela que é a sua quarta escala de sempre na Região, está também o paquete italiano 'Costa Luminosa'. A bordo viajam cerca de 2.300 turistas, maioritariamente de nacionalidade italiana. Até ao final deste ano estão programadas mais duas escalas, a 8 e a 19 do próximo mês.

Construído nos estaleiros navais de Marghera, em Itália, refira-se que a cerimónia de baptismo decorreu em simultâneo com a do 'Costa Pacifica', uma situação inédita e que passou a constituir um novo recorde registado no livro do Guinness.

Com 92.600 toneladas de arqueação bruta e capacidade para receber 2.826 passageiros, distribuídos pelas 1.130 cabines, o 'Costa Luminosa' está equipado com o sistema ambiental 'cold ironing', que consiste na possibilidade do mesmo receber energia eléctrica do exterior no decorrer das suas escalas.



DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos