sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Operadores brasileiros de grupos visitarão a Madeira em 2010

Profissionais portugueses com boa representação no Rio de Janeiro
Data: 22-10-2009



A TAP e o Grupo Pestana estão a organizar uma visita educacional de agentes brasileiros a Portugal, com incidência na Madeira, já que a viagem está a ser promovida para trazer ao nosso País os mais importantes operadores de viagens para o sector MI (congressos, conferências e viagens de incentivo), soube o DIÁRIO, na Feira das Américas, que decorre desde ontem no Rio de Janeiro. Agora seguem-se os contactos com as entidades oficiais, e Clara Noronha, que aqui representa a SRTT, já ficou ontem com esse novo processo, com objectivo apontado para o período da Festa da Flor.

A ideia está a ser concretizada após a recente estada na nossa ilha de um grupo de concessionários da Fiat no Brasil, que pelos seus bons resultados de vendas foram premiados com uma viagem de prémio à Madeira e com um convite especial para assistirem ao lançamento do novo '500' da marca italiana, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, uma viatura que só agora começou a ser comercializada no Brasil.

O sucesso foi muito grande e os cerca de 600 brasileiros que se deslocaram a Portugal gostaram bastante da experiência.

Mercado com boa resposta

O mercado está a responder bem, neste segmento de negócio, e as duas entidades que se abalançaram nesta iniciativa estão confiantes de que Portugal e, nomeadamente, a Madeira, poderão ser destinos de futuro. E referem que a escala ou mesmo o destino exclusivo para o nosso arquipélago, terá valor acrescentado, já que a viagem directa para a nossa ilha corta tempo de voo, o que naturalmente conta para o conforto do passageiro, que poderá fazer o percurso para Portugal em duas etapas.

A Feira das Américas foi inaugurada ontem, com uma assinalável presença de profissionais e de empresas portugueses. Além do pavilhão do Turismo de Portugal há cadeias hoteleiras e agências de viagens que montaram os seus espaços, onde receberão nos próximos três dias os milhares de visitantes profissionais inscritos na maior feira de turismo da América Latina.

TAP, Abreu, Pestana, Porto Bay, Tivoli e Lusanova são algumas das marcas portuguesas que já encontrámos com pavilhões próprios nesta feira, este ano ainda mais efervescente, pois o Brasil está a cinco e a sete anos de distância, respectivamente, de dois acontecimentos que colocaram no grau mais alto da escala o orgulho brasileiro: o Campeonato do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos.

Em termos de negócio é cedo para se falar de qualquer cenário que tenha resultado desta feira. Não são os lugares apropriados para fechar negócio, mas a verdade é que no Brasil se aproveita este evento para isso, já que a viagem de quase dez horas em cada percurso exige rentabilidade. Os brasileiros viajaram menos nos últimos doze meses, mas o certo é que gastam cada vez mais em viagens. Um dado curioso, conhecido há pouco tempo, é que no Verão passado de entre os visitantes estrangeiros que estiveram no Disney World, em Orlando (EUA), os brasileiros conquistaram a primeira posição.

A valorização do real em detrimento do dólar teve essa vantagem. Embora em direcção à Europa o viajante brasileiro tenha a desvantagem de um euro supervalorizado, face à moeda norte-americana, as perspectivas são boas, pois a classe média tem mais receita, as pequenas e médias empresas não têm sentido muito os prejuízos da crise global, da qual o Brasil se defende com mais produção e com medidas que têm facilitado a aquisição por parte dos consumidores e não a retracção do mercado. Tem sido esta a receita de Lula da Silva.

Madeira com balcão

A Madeira tem um balcão institucional no pavilhão de Portugal na Feira das Américas. Ficou bem situado, com acesso fácil e numa zona de grande circulação. Disso não nos podemos queixar. Há também nova literatura sobre o arquipélago que tem sido distribuída aos agentes de viagens brasileiros e também um novo DVD de promoção dos encantos e dos serviços que o turista encontra nas nossas ilhas, e que Clara Noronha garante que está muito bonito e que foi bem conseguido. Aguardemos agora que a reacção dos agentes e do mercado também seja boa.


DN Madeira

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