quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Eurodeputados vêm ver onde foram gastos os fundos


Estão previstas visitas a projectos no Caniçal, Machico, Câmara de Lobos e Calheta

Data: 21-10-2009



Um grupo de sete eurodeputados da Comissão do Desenvolvimento Regional, incluindo Nuno Teixeira, estará de visita à Madeira entre segunda e quarta-feira da próxima semana. De acordo com uma nota do gabinete de imprensa do Parlamento Europeu, esta deslocação "destina-se a avaliar no terreno a aplicação dos fundos estruturais no arquipélago, tendo em vista o reforço das verbas para as regiões ultraperiféricas" previsto no Tratado de Lisboa.

"Os eurodeputados irão visitar várias infraestruturas e reunir-se com diferentes representantes das autoridades regionais com o objectivo de conhecer como os fundos comunitários estão a ser aplicados, quais os projectos e quais os resultados", adianta a mesma nota. O programa da deslocação centra-se em temas como as energias renováveis, as redes de transportes e o desenvolvimento empresarial.

Ao longo dos três dias, estão previstos encontros com governantes, administradores públicos e empresários e os eurodeputados terão oportunidade para conhecer projectos no Caniçal, Machico, Câmara de Lobos e Calheta. Assim, na segunda-feira, após uma reunião com os secretários regionais das Finanças e dos Recursos Humanos e com o vice-presidente do Governo (este último, ainda por confirmar), vão ter um almoço na Escola Hoteleira com o secretário da Educação. À tarde visitam a central hidroeléctrica dos Socorridos e a Casa das Mudas na Calheta e à noite jantam na Assembleia Legislativa da Madeira, a convite do respectivo presidente.

Na quarta-feira de manhã, os eurodeputados contarão com a companhia da secretária do Turismo e Transportes na apresentação do projecto em curso no porto do Funchal e depois vão conhecer a Zona Franca da Madeira, com almoço no Complexo Desportivo de Água de Pena. À tarde, vão à estação de resíduos da Meia Serra e à estação de águas de São Roque. O dia termina com um jantar na Quinta Vigia, tendo Alberto João Jardim por anfitrião.

Por fim, na quinta-feira de manhã será a vez de conhecerem as infraestruturas do aeroporto da Madeira, local que servirá para a apresentação de conclusões, pelas 10h45.

Socialista a liderar



A delegação de eurodeputados é liderada pelo eurodeputado grego Georgios Stavrakakis, que é vice-presidente da Comissão do Desenvolvimento Regional. Trata-se de um parlamentar, de 55 anos, que está integrado na 'família' política socialista (Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas). É membro das delegações para as relações com a China e o Japão e integra a comissão de orçamento.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos