sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Câmara renova zona do Espírito Santo (Porto Santo)

Autarquia pretende promover a vertente social







A A Câmara Municipal do Porto Santo está empenhada em proceder à reconversão urbanística da zona envolvente à Igreja do Espírito Santo, no sítio do Campo de Baixo. O projecto, de acordo com o presidente da edilidade, tem como objectivo propiciar, ou promover um conjunto de funções que, com toda a certeza, irão satisfazer a população daquela zona.
Conforme referiu Roberto Silva, «pretende-se que a principal função deste espaço seja eminentemente social, através de actividades culturais, recreativas, de lazer e convívio e, ao mesmo tempo, com uma preocupação de enquadramento e integração paisagística». Para o autarca, «estes espaços poderão, assim, tornar-se, por excelência, em zonas públicas de recreio, contribuindo para a reconversão destas áreas residuais».
Com a intervenção prevista, tal como enunciou o presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, pretende-se «a requalificação urbanística, seja através da reabilitação dos arruamentos, seja através de processos de substituição de alguns elementos construídos naquela zona».
Por outro lado, acrescenta ainda Roberto Silva, procurou-se das uma «integração física e social, articulando diferentes espaços através de áreas verdes, de elementos de água e equipamentos de apoio, quer de recreio, quer de apoio à igreja que ali se encontra».
No fundo, tal como sintetizou o autarca porto-santense, o projecto pretende revitalizar toda aquela área, criando espaços mais aprazíveis, com áreas que possam ser desfrutadas por toda a gente e, em especial, os residentes, que passam a contar com mais esta centralidade.
No âmbito desta intervenção, tal como afirmou Roberto Silva, serão construídas instalações sanitárias, que darão apoio não só à igreja do Espírito Santo, como a todo o espaço envolvente. Está igualmente prevista a construção de um espaço para a catequese.
A par destas intervenções, o autarca adianta ainda que estão previstas infra-estruturas, devidamente enquadradas, que propiciem, por exemplo, a realização de pequenas feiras de comércio tradicional e permitam, também, dar uma nova dinâmica para aquela localidade.
Não menos importante, destaca ainda Roberto Silva, será também construído um palco, bem como bancos, o que irá permitir que ali se realizem eventos de natureza cultural, como espectáculos ao ar livre, sempre numa lógica de promover a vertente social.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos