quarta-feira, 21 de outubro de 2009

“Levada do Cavalo” terá cinco novas ruas (Funchal)

Consolidação da rede viária teve ontem início com a abertura de um dos arruamentos


Os moradores na Travessa da Cruz de Carvalho e de Santo António contam, desde ontem, com um novo acesso, que vai permitir uma melhor circulação viária. Trata-se do alargamento parcial da Travessa da Cruz de Carvalho, da responsabilidade da Câmara do Funchal, que consta do Plano de Urbanização da Levada do Cavalo, que vai ligar a Rua das Maravilhas ao Caminho de Santo António.






A Câmara Municipal do Funchal inaugurou, ontem, um dos cinco arruamentos que constam do Plano de Urbanização da Levada do Cavalo, com o objectivo de consolidar a rede viária.
Trata-se do alargamento parcial da Travessa da Cruz de Carvalho que vem permitir a ligação da Rua das Maravilhas, próxima à Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia (junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça) ao Caminho de Santo António.
“Este arruamento vem consolidar o Plano de Urbanização da Levada do Cavalo” o qual vem “permitir a ligação entre a Levada do Cavalo e o Caminho de Santo António”, explicou o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque.
Ao mesmo tempo, apontou o autarca, “vem servir um conjunto populacional que tinha uma acessibilidade precária, através de uma pequena vereda”.
Para além de beneficiar todo o aglomerado populacional, o novo arruamento vem permitir, também, a acessibilidade até à escola por parte dos moradores de Santo António.
Com esta obra, pretendeu a autarquia contribuir, de imediato, para a servidão automóvel ao aglomerado residencial existente na antiga travessa que era exclusivamente pedonal, como também para promover a ligação viária ao Caminho de Santo António.
Esta ligação revela-se, por isso, bastante importante porque vai permitir o escoamento alternativo dos maiores fluxos de circulação automóvel gerados pelos empreendimentos de habitação colectiva construídos no local, os quais já estão em sintonia com o Plano de Urbanização.
O alargamento da Travessa da Cruz de Carvalho contempla uma plataforma com 6.50 metros de largura e um único passeio a sul com 1.25 metros e uma faixa de rodagem ainda variável, dado que não foi integralmente alargada a norte, e que terá um sentido único oeste-leste.
De uma forma geral, os trabalhos que foram realizados incluíram a movimentação geral de terras para proceder ao alargamento do arruamento, a que se juntaram os trabalhos prévios como as necessárias demolições e desmatações.
Incluiu, também, a construção de muros de suporte e de vedação com o restabelecimento de serventias, a reposição de um canal de rega, o lançamento de infra-estruturas de água, esgotos domésticos e pluviais e, ainda, de energia eléctrica, incluindo a renovação da iluminação pública.

Mais habitação colectiva “exigiu” mais 4 ruas

Miguel Albuquerque adiantou, na oportunidade, que os restantes quatro arruamentos vão fazer a ligação entre a zona da Levada do Cavalo e a zona de Santo António tendo em conta que o Plano de Urbanização da Levada do Cavalo desenvolve-se a partir dali para norte.
Será uma mais valia, sobretudo, para os moradores tendo em conta que está prevista a edificação de habitação colectiva, naquela zona, adiantou.




Jornal da Madeira

Plano de Urbanização da Levada do Cavalo



CMF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos