segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Visita europeia

Comissão de Desenvolvimento Regional na Madeira a partir de hoje







Um dos propósitos da visita passa pelo aprofundamento do estatuto das regiões ultraperiféricas no âmbito do Tratado de Lisboa, bem como a análise “in loco” de uma série de projectos que foram co-financiados pela União Europeia.
Esta iniciativa foi sugerida pelo eurodeputado madeirense Nuno Teixeira que integra a comitiva liderada pelo deputado grego Georgios Stavrakakis. Jan Olbrycht, Lambert van Nistelrooij, Tamás Deutsch, Karin Kadenbach e Michael Theurer são os restantes elementos da delegação. A visita inicia-se pelas 9 horas, com uma reunião no salão nobre do Governo Regional, onde vai estar em foco a Madeira e a sua situação como região ultraperiférica, assim como a Política de Coesão na Madeira e a apresentação de projectos seleccionados. Vão estar presentes Maria João Sousa (directora de unidade do Instituto de Desenvolvimento Regional da Madeira), Fernanda Cardoso (directora da Direcção Regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa), Jorge Faria (presidente do conselho de administração do Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Região Autónoma da Madeira), Sara Estudante Relvas (directora regional de Qualificação Profissional) e Sidónio Fernandes (presidente do conselho de administração do Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM).
Entre as 11:30 e as 13 horas, seguem-se encontros com diversas autoridades regionais, nomeadamente, José Ventura Garcês (secretário regional do Plano e Finanças), Brazão de Castro (secretário regional dos Recursos Humanos) e João Cunha e Silva (vice-presidente do Governo Regional). Será abordada a implementação da Política de Coesão europeia na Madeira, nomeadamente, impactos, resultados, desafios e dificuldades. O encontro decorre também no salão Nobre do Governo Regional.
Depois, entre as 13:30 e as 15 horas, almoço na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira com Francisco Fernandes (secretário regional da Educação e Cultura) e Tomásia Alves (directora da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo).
Na parte da tarde, as energias renováveis na Madeira vão estar em destaque. O objectivo passa por mostrar o seu papel e os recursos naturais no desenvolvimento das regiões limítrofes. assim, entre as 15:30 e as 16:45, os deputados europeus vão visitar a Central Hidroeléctrica dos Socorridos (Câmara de Lobos), onde vai estar presente Rui Rebelo (presidente do conselho de administração da EEM - Empresa de Electricidade da Madeira, S.A).
Pelas 17:15 horas seguem para uma visita à Casa das Mudas (Calheta), guiados por Ricardo Velosa, director daquele espaço, e Paulo Sousa, o presidente do conselho de administração da Ponta do Oeste, Sociedade de Desenvolvimento, S.A.
Às 19:30 horas, reunião na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira para apresentação de cumprimentos ao presidente do Parlamento madeirense, seguido de jantar oficial na Assembleia.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos