quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Madeira faz 'forcing' no Brasil

Mercado brasileiro é apetitoso e tem potencial nas duas direcções
Data: 21-10-2009



Portugal e a Madeira estarão representados a partir de hoje, na cidade do Rio de Janeiro, na Feira das Américas que decorre simultaneamente com o 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, organizado pela ABAV, Associação Brasileira da Agências de Viagens.

Considerado o maior evento de turismo da América Latina, a feira e o congresso devem movimentar perto de 27 mil profissionais e mil expositores, entre fornecedores da cadeia produtiva do turismo, representações turísticas de todo o Brasil e 42 destinos internacionais, alguns destes pela primeira vez. Para a abertura solene estarão presentes hoje na cidade maravilhosa os ministros da Casa Civil e do Turismo.

Além da programação técnica do congresso, composta por seis seminários e três plenárias, os visitantes poderão conhecer as novidades da temporada e saber como o Brasil está a se preparar para receber o Campeonato do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos.

Clara Noronha representa SRTT




Clara Noronha, responsável pelo Departamento de Promoção da Secretaria Regional do Turismo e Transportes (SRTT), já está no Rio de Janeiro. Tal como tem acontecido nas últimas edições da Feira das Américas a Madeira estará presente com balcão próprio no espaço do Turismo de Portugal, um dos mais amplos da feira, que se realiza no Riocentro, um parque de feiras nos subúrbios da cidade do Rio. Um presença que se tem consolidado ao longo destes últimos anos, pois tem servido de ligação com alguns operadores turísticos portugueses e brasileiros que programam férias em Portugal, sensibilizando esses agentes para a inclusão nos programas de uma passagem pela Madeira.

Se é verdade que o número de brasileiros que visitaram Portugal nos últimos 12 meses baixou, o certo é que a Madeira tem sido procurada por um número crescente de brasileiros que se deslocam ao nosso país, nomeadamente por parte dos que não têm quaisquer raízes na pátria lusitana. Trata-se de um turista com grande potencial, já que os que viajam para a Europa são, de uma maneira geral, da classe média-alta. Para isso tem contribuído as campanhas e preços lançados pela TAP e a maior visibilidade que a Madeira tem agora no Brasil por via da implantação de três cadeias hoteleiras: Pestana, Porto Bay e Dorisol.

Além disso tem sido recorrente o aparecimento de reportagens na imprensa, jornais e revistas de maior circulação, e nas televisões, que abordam as belezas da Madeira e o alto grau de desenvolvimento do nosso arquipélago.

No último mês esteve na Madeira um grupo de concessionários da Fiat nos 27 estados brasileiros, cerca de 600 pessoas, e sabemos que através do sector comercial do Grupo Pestana e da parte da SRTT existem contactos para a realização de mais viagens de incentivos por parte de empresas brasileiras a Portugal, que poderão incluir a Madeira.

Pestana assinala 10º aniversário




Amanhã, dia 21, o Grupo Pestana promove no Rio, no seu hotel, um jantar que assinalará o 10º aniversário da presença da rede portuguesa no Brasil. Hoje a cadeia de Dionísio Pestana é a maior de Portugal e a primeira do país na América Latina, com hotéis no Brasil, Argentina e Venezuela.

Mas num tempo em que o Brasil precisa de mais hotéis, não só no Rio, mas também em outras cidades onde o turismo e os negócios mais se desenvolvem, há perspectivas de novos investimentos de empresas e empresários portugueses, incluindo madeirenses, num sector que necessita ampliar as suas infra-estruturas hoteleiras. O 'know-how' tem sido sempre bem vindo ao Brasil, e as autoridades estaduais e federativas estão satisfeitas com a intervenção dos nossos conterrâneos, pois tem sido muita destacado acréscimo de qualidade que todos têm aportado ao turismo brasileiro. Se é verdade que Lula da Silva disse que face aos maiores eventos desportivos do mundo programados para esta década no Brasil, os empresários deverão conter a vertigem de construir mais hotéis, que ficariam como 'elefantes brancos' depois dos jogos, a verdade é que há muitas unidades para recuperar e outras à venda, já que os seus actuais proprietários não têm capacidade financeira para os remodelar.

Algumas empresas portuguesas estão na corrida e entre estas pode haver surpresas, já que algumas madeirenses se mostraram igualmente interessadas no negócio.

Brasil: Viagens mexem com 52 sectores económicos

A ABAV representa uma numerosa rede de distribuição, formada pelas agências de viagens espalhadas por todo o território nacional brasileiro. As mais de três mil empresas associadas, responsáveis por 80% do movimento do mercado nacional - incluindo emissão de passagens aéreas, reservas de alojamento, transporte turístico terrestre, aluguer de automóveis, operação de pacotes turísticos, cruzeiros marítimos, entre outros - conferem uma ampla ligação à oferta de produtos e serviços turísticos com impacto em 52 sectores económicos.

No sector da aviação comercial, por exemplo, mais de 80% dos bilhetes aéreos - incluindo voos domésticos e internacionais - são vendidos por agências de viagens. Os produtos turísticos, em grande parte, chegam ao consumidor por meio de milhares de lojas, que prestam atendimento presencial ou virtual de qualidade a milhões de pessoas - físicas e jurídicas, anunciou a organização.

No Brasil, as agências de viagens dão emprego directo a cerca de 35 pessoas, além de estar calculado que o país emprega indirectamente, por via deste segmento de actividade económica mais de 100 mil empregos indirectos.


DN Madeira

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