quarta-feira, 28 de outubro de 2009

45% dos hortícolas do 'Modelo' já são produzidos na Madeira

Onze agricultores madeirenses integram clube dos produtores do modelo
Data: 28-10-2009




Foi ontem formalizado o Clube de Produtores do Modelo, uma estrutura que inicialmente congrega 11 agricultores madeirenses que através deste contrato asseguram o escoamento dos seus produtos.

João Pedro Lopes, o responsável pelo Grupo Sonae na Madeira, destacou na oportunidade a circunstância do ano passado "termos adquirido 550 toneladas de produtos regionais, perspectivando-se este ano um crescimento de 10%" (600 toneladas).

Num cabaz que envolve vinte e um produtos hortícolas, a que se junta a banana, este responsável destacou a circunstância de o Modelo integrar a nível nacional 200 produtores no seu clube, sendo propósito atingir na Madeira os vinte no curto prazo.

Presente na cerimónia, Manuel António Correia - Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais - mostrou-se muito agradado com o enquadramento dos produtores regionais em circuitos comerciais que garantem o escoamento das produções regionais, deixando claro que deste modo ganham não só os agricultores, como os consumidores que deste modo têm produtos de qualidade disponíveis.

Exportação via Modelo

Para o governante é significativo que o Clube dos Produtores do Modelo-Madeira represente 5% do total nacional, quando a população representa apenas 2,4%, garantindo Manuel António Correia o empenho do Governo Regional no apoio aos agricultores, através do destacamento de um engenheiro agrónomo por concelho.

Dirigindo-se aos responsáveis do Modelo, o Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais pediu que estes usassem a estrutura de compras e distribuição para colocar os produtos da Madeira nos 150 pontos de venda que o grupo tem, pois como fez questão de sublinhar "a produção regional garante boa qualidade".

Resta acrescentar que no último ano a aquisição de produtos hortícolas junto dos agricultores da Madeira dobrou, representando nesta ano 45,5% do total das necessidades do Modelo na Região, êxito que esconde, contudo, queixas generalizadas dos agricultores de que os custos de produção estão a aumentar mais do que o rendimento.


DN Madeira

2 comentários:

  1. ainda bem que assim é. pena as entidades governamentais nao exigir as camaras de disponibilizarem em todos os mercados um espaco obrigatorio para venda dos produtos regionais, e insentando-os de taxas , em fez de se fazer elefantes brancos pelo o campo dentro que só teem algum movimento aos domingos!..

    ResponderEliminar
  2. que lê o que escreveu pensa que tudo o que é vendido nestes mercados ou barracas de frutas licenciadas são produtos produzidos fora da Madeira

    Nada mais incorrecto.
    isso de chamar Elefantes brancos a Mercados de Agricultores é não saber do que esta a falar , de ano para ano tem aumentado as vendas nesses mercados e o rendimento dos agricultores tem aumentado .
    O facto de so ter movimento ao Domingo é normal estes mercados foram criados para os propios agricultores poderem vender os seus produtos e não terem de revender-los a 3º .
    Se tivesse aberto toda a semana os pequenos agricultores teriam de vender a 3º e isso não é objtivo desses mercados

    ResponderEliminar

Não serão aceites comentarios de anonimos