Vieram da Normandia (França) e mostraram interesse nas práticas usadas na RAM
Um grupo de turistas franceses, naturais da Normandia, visitou, recentemente, o Centro de Ovinicultura da Madeira (COM).
«Esta visita ganhou particular interesse já que se tratava de um grupo de 22 agricultores de diversas áreas (produtores de ovinos, bovinos, viticultores e horticultores) que pretendiam conhecer a realidade regional e apreciar as diferenças entre a criação de pequenos ruminantes na Madeira e em França», conforme nos disse o director regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Bernardo Melvill Araújo salienta a experiência destes agricultores, nomeadamente na área de produção animal, sendo que três deles possuem rebanhos superiores a dois mil ovinos e praticam a transumância, que é passagem periódica dos rebanhos da planície para as montanhas e vice-versa.
«O grupo mostrou interesse nas práticas utilizadas na Região, nomeadamente o aproveitamento de subprodutos da agro-indústria para a alimentação dos animais do COM, e do bagaço de cana para as respectivas camas», afirma ainda o director regional da Agricultura. Segundo Bernardo Melvill Araújo, aquele grupo ficou surpreendido com o facto de no COM não haver casos de brucelose.
Refira-se que o COM é uma exploração agro-pecuária localizada no norte da ilha, no Pico do Eixo, freguesia e concelho de Santana, e pertence à Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Com uma área agrícola útil de 9,36 hectares, convertida ao modo de produção biológico, produz reprodutores ovinos para venda aos agricultores da Região. O COM tem um efectivo reprodutor de cerca de 180 ovinos da raça Bergshaf.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos