sexta-feira, 18 de junho de 2010

Uma grande pescaria no mar da Calheta






Sasha Chidiak está de férias numa das unidades hoteleiras da Calheta, juntamente com um grupo de amigos vindos da Flórida. Quando regressar a casa, leva uma imagem para álbum das recordações da Madeira e da Calheta em particular que jamais vai esquecer.
Quando logo pela manhã saiu para o mar para um dia de pesca, jamais pensou que o seu baptismo lhe valesse um espectacular 'Blue Marlin' de 3,72 metros e 368,5 kg, o equivalente a 824 lbs.

À chegada ao Porto da Calheta, a pescadora soltava num inglês perfeitamente 'americanizado' - "It was my first time" - que expressava com um largo sorriso na face. A ironia traduzindo à letra significava a "primeira vez" na pesca grossa, a primeira estadia em Portugal, a sua primeira na Madeira e na Calheta.
Para já, Chidiak está no topo da lista dos pescadores de 'Big Game Fish', ao conseguir pescar nos mares da Região um peixe com a envergadura e peso do que foi ontem capturado.

Ao DIÁRIO a loira de cabelos longos explicou que a captura deu-se a cerca de 2 milhas justamente em frente ao Porto de Recreio da Calheta. Primeiro viu a linha disparar a "full speed", sinal de ter perdido um peixe muito grande. Desalentada, confessou nem ter demorado muito tempo para o peixe ter fisgado de seguida outra amostra das várias linhas colocadas na água. "Foi uma mordida impressionante", explicando o som do desenrolar da linha do carreto.

Ainda assim, referiu que "demoramos aproximadamente uma hora para conseguir trazermos o peixe a bordo", confidenciou momentos depois da embarcação 'Grander' (10,30 mts comprimento, 4,29 de boca) capitaneada por Jonathan Andrew ter atracado. O experiente capitão garantiu que o trabalho valeu "luta difícil", tendo inclusive levado o peixe perto da costa e aí apercebeu-se do tamanho do peixe.
O Blue Marlin foi levado ao entreposto do Funchal tendo sido posteriormente entregue às instituições de solidariedade .



DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos