sábado, 19 de junho de 2010

SATA admite manter Faro no Inverno

Governo regional pede à SATA para manter o voo durante o Inverno







António Gomes de Menezes, presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA, disse ao DIÁRIO que a continuação da rota Madeira-Faro (operação anual) depende dos operadores turísticos. A eles compete a criação de programas que aproveitem o novo voo da companhia açoriana, lançado ontem no triângulo Açores-Madeira-Faro.

O presidente da companhia aérea açoriana respondia assim ao apelo de Conceição Estudante, ontem no Aeroporto da Madeira, em que solicitou à SATA a continuação desta ligação para além do Verão.

A secretária regional do Turismo e Transportes, que esteve presente na escala da aeronave que realizou o primeiro voo, e desta forma marcou o apoio da Madeira a mais esta operação aérea, disse que a SRTT fez uma campanha forte no Sul de Espanha e de Portugal e que a continuidade do voo poderá potenciar o mercado, não só para os turistas portugueses e espanhóis, como para os estrangeiros que se deslocam na época de Inverno ao Algarve.

Esta ligação da SATA Internacional é efectuada, às segundas e sextas-feiras, até ao dia 12 de Setembro, com as novas aeronaves Bombardier Q400 NextGen da SATA Air Açores, aproveitando e maximizando, desta forma, a utilização da frota que apresenta índices de conforto e tempos de voo muito próximos dos aviões a jacto e com consumos de combustível bastante mais reduzidos.
O voo inaugural de ontem transportou 56 passageiros, dos quais 11 eram convidados da companhia. As reservas estão a decorrer muito bem e alguns voos no pico do Verão encontram-se praticamente lotados, nos dois sentidos.

Esta nova ligação, que no dia de ontem apresentava diversas viagens a um preço de cerca de 190 euros (ida e volta) tem a vantagem para os madeirenses de tornar-se barata, face ao cenário anterior que obrigava um passageiro oriundo da Madeira a escalar Lisboa. Ainda com a vantagem de poder ser ressarcido de 60 euros, valor do subsídio social de mobilidade que também se aplica nesta rota, tal como acontece nas ligações para Lisboa e para o Porto.
Feitas bem as contas, e se a opção do passageiro for o avião, voar-se-á para o Algarve quase ao mesmo preço que para o Porto Santo, o que torna ainda mais aliciante a nova operação.

O voo de ontem, entre a Madeira e Faro, foi realizado no primeiro dos quatro aviões Q400 recebidos este ano pela SATA, o 'Manuel de Arriaga', e demorou uma hora e 34 minutos.

Ligar três destinos de férias

A continuação da rota no Inverno poderá acontecer igualmente com dois voos semanais, possibilitando pacotes de fim-de-semana, e que se conforma como a frequência ideal para o fortalecimento da rota.
Quanto à SATA, há aviões disponíveis para continuar, agora tudo depende do entendimento dos operadores turísticos e, também, o que não é menos importante, do apoio das duas regiões de turismo insulares, que, de antemão, sabemos estar interessadas em que esta rota seja permanente.
O objectivo da abertura destas rotas, afirma a SATA é oferecer uma ligação directa entre três destinos de férias onde existe um forte potencial de tráfego. "A abertura desta nova ligação surge na sequência de análises efectuadas ao mercado onde ficou demonstrado existir vontade e disponibilidade de alguns operadores turísticos para comercializarem esta rota", acrescenta o grupo aéreo açoriano.


DN Madeira

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