quarta-feira, 9 de junho de 2010

Reunião 'histórica' junta hoteleiros


Uma centena de responsáveis por hotéis da RAM debateu competitividade







Cerca de uma centena de profissionais de hotelaria, entre directores, responsáveis comerciais e outros com funções de gestão nas unidades da Região Autónoma, estiveram ontem reunidos no Funchal num 'workshop' que foi organizado pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes (SRTT).

Foi uma reunião "histórica". A classificação foi de Carlos Alberto Silva, do gabinete da secretária regional, no final dos trabalhos. Contudo, é também a opinião de muitos dos presentes, que se manifestaram satisfeitos com os níveis de debate e discussão, a que assistiram, durante todo o dia, no Madeira Tecnopólo. Não há conhecimento de nas últimas duas décadas se terem sentado no mesmo local, tais intervenientes para abordar uma matéria que tem a ver directamente com a competividade do sector hoteleiro na Madeira, nomeadamente numa perspectiva da oferta e da quantificação dos serviços prestados, aliados ao alojamento e ao destino. A perspectiva da SRTC ao criar este 'workshop', que foi coordenado pela empresa alemã 'Arthur D. Little & Salon Consulting', foi conseguido. Ontem falou-se sobre a situação real da hotelaria madeirense, das suas potencialidades e das suas necessidades. Foi uma abordagem aberta em que foram também ouvidas sugestões da parte dos cinco consultores da empresa que ontem deslocaram à Madeira, que trouxeram algum trabalho feito, se bem que algumas das soluções propostas não se encaixem nas especificidades da nossa oferta turística e da nossa clientela. De qualquer modo todos esperam pelo documento final, que muito poderá ajudar a hotelaria da Região Autónoma, em termos futuros, num ano de todas as preocupações e receios.

Na abertura do 'workshop', a secretária regional Conceição Estudante deixou o alerta, que, foi afinal o motivo que levou a entidade pública a organizar o evento: "A designação deste 'workshop' ['Melhoria do posicionamento competitivo do sector hoteleiro da Madeira: conceitos inovadores de gestão e factores críticos de sucesso'] sendo abrangente, é indiciadora de que para uma política de preços correcta devem contribuir vários factores, sendo que uma análise integradora da envolvente dos produtos não pode ser ignorada." O mote (e o recado) estava dado. O DIÁRIO apurou que o encontro foi produtivo e em termos de aderência foi dos mais concorridos que se realizou nos últimos anos. As soluções apontadas merecerão, dos parceiros, a devida reflexão.


DN Madeira

1 comentário:

  1. Em nome da 'Arthur D. Little & Salon Consulting' gostaria de agradecer a todos os participantes a forma empenhada e motivada como acompanharam e contribuiram para o sucesso desta inicitiva.

    Uma palavra de agradecimento também à Secretaria Regional do Turismo e Transportes para a forma como reuniu um tão grande número de participantes num forum da maior importância para o Turismo Regional.

    Nuno Constantino
    nconstantino@neoturis.com
    neoturis/Salon Consulting

    ResponderEliminar

Não serão aceites comentarios de anonimos