quarta-feira, 9 de junho de 2010

Conhecer para preservar o mar

Missão científica Às selvagens, 'POEm' e 'M@rBis' são exemplos da aposta portuguesa





Portugal está fortemente empenhado em aumentar os níveis de conhecimento, de organização e de gestão do seu espaço marítimo, enquanto forma de rentabilizar as potencialidades que lhes estão associadas. É nessa perspectiva que se inserem um conjunto de projectos como a Missão Científica às Ilhas Selvagens, o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo e o Programa M@rBis, ontem revelados num conferência realizada no auditório da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

Como vincou na ocasião o secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, este conjunto de iniciativas demonstram que "Portugal está na linha da frente daqueles que se preocupam com o ambiente" em, também, dos que "querem explorar os recursos sem ferir a sensibilidade ou aumentar a vulnerabilidade do meio marinho".

Marcos Perestrello lembra que este projecto visa não só "conhecer melhor a biodiversidade marinha nas ilhas Selvagens", mas também "criar as bases para a sistematização da informação nacional sobre biodiversidade marinha". Aspecto em que assumem particular relevância os referidos projectos POEM e M@rBis.
Esta iniciativa, e também a cooperação havida entre o Governo da República, o Governo Regional e diversas instituições públicas e privadas, mereceu igualmente um referência especial do secretário regional dos Ambiente e Recursos Naturais. Manuel António Correia considera que este é "um momento histórico marcante para a conservação da natureza na Madeira" , uma vez que não só permitir "aumentar o conhecimento da biodiversidade" nas Selvagens, mas também cria "uma alavancagem para a gestão" daquele espaço natural.



DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos