sábado, 12 de junho de 2010

Maria Aurora


Uma mulher da Cultura e de afectos









Diversas personalidades da Região reagiram com emoção à notícia da morte de Maria Aurora Carvalho Homem, na madrugada de ontem no Hospital Dr. Nélio de Mendonça, aos 72 anos de idade, vítima de doença prolongada.
O secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, manifestou «muita tristeza» pela morte da escritora e apresentadora de televisão.
«Maria Aurora era uma mulher da Cultura, uma pessoa que tinha a Madeira no coração que muito fez pela divulgação da nossa terra, com particular relevo no diálogo com as comunidades madeirenses no mundo. Era muito estimada junto dos emigrantes», salientou Brazão de Castro, endereçando «os pesâmes à família» daquela que era o rosto do programa “Atlântida”, na RTP-Madeira.
Para o director regional dos Assuntos Culturais, João Henrique Silva, Maria Aurora era sobretudo uma comunicadora de afectos.
«Era no programa “Atlântida” que ela (Maria Aurora) verdadeiramente mostrava a sua alma de grande comunicadora. Tinha particular afecto com os seus destinatários, neste caso específico, com as várias comunidades emigrantes que seguiam religiosamente o programa», disse.
João Henrique Silva recorda uma viagem de trabalho ao Canadá, à comunidade madeirense, onde Maria Aurora foi «tratada como uma estrela de Hollywood, com muito carinho e afecto».
Também João Carlos Abreu, ex-secretário regional do Turismo e Cultura, destaca a vertente humanista da amiga, com quem partilhou histórias da vida e da ficção, as quais motivou a escrita, a quatro mãos, do livro “A Ilha a Duas Vozes”.
«Ela (Maria Aurora) foi de uma generosidade extraordinária e espantosa para com as pessoas. Era uma defensora das pessoas, muitas vezes “garreou” para defender os seus amigos, aqueles que a procuravam para desabafar as suas mágoas (...) Essa generosidade nunca vou esquecer», desabafa João Carlos Abreu.
Maria Aurora Carvalho Homem faleceu ontem no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal. A missa de corpo presente realiza-se hoje, às 13h00, na Igreja do Monte. O corpo da jornalista e escritora será cremado na Igreja do Porto Santo no próximo domingo.

Escritora deixa legado literário com destaque para o infanto-juvenil

Maria Aurora Carvalho Homem nasceu a 13 de Novembro na Beira Alta, tendo-se radicado na Madeira a partir de 1974. Antes residiu na Alemanha e em São João do Estoril. Ainda em Portugal Continental conheceu um madeirense, com quem teve três filhos.
Licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra, exerceu a actividade de professora do Ensino Secundário (Escola Secundária Jaime Moniz). Porém, foi como apresentadora (programa da RTP-M Atlântida), animadora cultural, poeta e escritora de contos infantis que se notabilizou.
Foi assessora cultural da Câmara Municipal do Funchal onde dinamizou a Feira do Livro, entre outras iniciativas, tendo sido distinguida com a Medalha da Cidade do Funchal.
Na edição deste ano da Festa do Livro - Feira do Livro do Funchal, Maria Aurora marcou presença na pré-apresentação do seu mais recente livro, intitulado “Marta, Xispas e a Gruta Misteriosa”, editado pela 7 Dias 6 Noites e patrocinado pela Câmara Municipal de São Vicente.
“Marta, Xispas e a Gruta Misteriosa”, a 12.º obra infanto-juvenil de Maria Aurora, tinha data de lançamento oficial para 26 de Agosto, no Salão Nobre da autarquia de São Vicente.
A autora encontrava-se ainda a escrever uma série de poemas para o novo projecto da dupla DDiarte.
Maria Aurora Carvalho Homem faleceu ontem com 72 anos, vítima de doença prolongada. Deixa um legado na área cultural que promete ser recordado.

Miguel Albuquerque. O presidente da Câmara Municipal do Funchal mostrou-se emocionado com a partida de Maria Aurora, recordando a amizade e o trabalho deixado por esta mulher das Letras. «Para mim, Maria Aurora é como se fosse uma pessoa da família. Era sobretudo uma amiga de casa, que sempre me apoiou desde a altura de estudante até aos trabalhos que desenvolvi na autarquia», referiu Miguel Albuquerque, recordando, na área cultural, o legado deixado pela escritora, nomeadamente a dinamização da revista Margem (uma edição da CMF) e a Feira do Livro do Funchal. «Ela era o farol que iluminava a cultura na nossa terra. Deixa um vazio muito grande (...)», considerou o autarca. Ponderando uma homenagem pública a Maria Aurora, o presidente da edilidade do Funchal salienta: «A melhor homenagem que podemos prestar à Maria Aurora é dar ao continuidade à sua obra». Neste âmbito, Albuquerque defende que a Cultura deve ser entendida como «um factor primordial no desenvolvimento» de uma cidade, neste caso da capital madeirense.

Pedro Calado, vereador com a tutela da Cultura na Câmara Municipal do Funchal, recordou o percurso de Maria Aurora, «responsável pela revista Margem, uma publicação de referência cultural»; pelo Prémio Edmundo Bettencourt (instituído pela referida autarquia), tendo sido a grande dinamizadora da Feira do Livro do Funchal, no período entre 1995 e 2008». «Vamos dar seguimento à obra», disse Pedro Calado, considerando que Maria Aurora «lutava muito pelas suas causas, por aquilo em que acreditava». Conclui que a escritora «deixa grandes recordações».

Octaviano Correia. Para o presidente da Associação de Escritores da Madeira a morte de Maria Aurora «é uma perda muito grande, não só para a literatura madeirense como para a literatura portuguesa». Sublinha que a escritora, nascida na Beira Alta, «era uma mulher que tomava iniciativas importantíssimas para o panorama literário da Madeira». Além da escrita, acrescenta Octaviano Correia, Maria Aurora era «uma grande dinamizadora da Cultura, da Televisão e da Rádio. uma mulher que tomava iniciativas importantíssima para o panorama literário da Madeira.

A Comunidade madeirense radicada nos Estados Unidos da América anunciou ontem que vai prestar uma homenagem a Maria Aurora.

O Bloco de Esquerda/Madeira e o PS/M lamentam a morte de Maria Aurora.




Jornal da Madeira



Ontem no Tejornal da Noite da RTP Madeira (06.58-16.40)


Telejornal Madeira - Informação - Diária RTP Memória - Multimédia RTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos