segunda-feira, 7 de junho de 2010

Madeirenses

Gabriel de Abreu, filho de madeirenses naturais do Estreito da Calheta, é o responsável pela imagem do Mundial da África do Sul






No Campeonato do Mundo da África do Sul irão estar, com certeza, muitos madeirenses, até atendendo à vasta colónia de emigrantes da Região que existe naquele país. Outros, inclusive, idos de cá propositadamente para observarem o 'Mundial'. De todos esses, dos que vão e dos que estão, há dois nomes que sobressaem.

Desde logo, Cristiano Ronaldo assume-se como o principal embaixador madeirense, ele que é um... 'embaixador planetário'! Jogador de infindáveis recursos, já considerado o 'Melhor do Mundo', o 'miúdo' que um dia saiu de Santo António para singrar no mais alto patamar, é figura de cartaz não apenas da selecção de Portugal mas, também, da própria competição. Qualificativos para expressarem o futebol que Cristiano tem 'da cabeça aos pés' já não existem... Esperamos, só, que Ronaldo venha a ser, de facto, uma das (grandes) figuras do Campeonato do Mundo de 2010. Sinal de que Portugal estará, de igual modo, na ribalta. Para satisfação dos lusos 'amantes da bola'.

Outro nome ligado à Madeira com importância no 'Mundial', mas longe dos focos mediáticos, é o de Gabriel de Abreu. Conhecido por Gaby de Abreu, este filho de madeirenses, naturais do Estreito da Calheta, foi, tão só, responsável pela imagem deste Campeonato do Mundo. Há pouco mais de um ano, à MAIS, o criador do logotipo da competição sul-africana confiava mas também receava o não apuramento de Portugal. 'O Mundial não será o mesmo sem Portugal', avisava. Agora, com os representantes do país que diz "gostar" na África do Sul, Gaby não esconde a satisfação e aguarda com expectativa os jogos.

Relativamente ao logotipo do 'Mundial' de 2010, "feito numa semana", Gaby de Abreu explica que se trata "de uma figura negra executando um pontapé-de-bicicleta, sobre um fundo com as cores da bandeira da África do Sul". Resumindo, o filho de madeirenses que tem enorme prazer em mostrar a foto das filhas vestidas com os trajes tradicionais, procurou "juntar a plasticidade do futebol com o arrojo e a vontade dos sul-africanos". O cartaz, em baixo, também é da sua autoria.

Filho de emigrantes madeirenses tal como Gabriel de Abreu, mas natural da Venezuela, Danny é outro assumido madeirense presente no 'Mundial'. Defendendo as cores portuguesas, com o empenho e a qualidade que lhe são reconhecidas.

Simões, Pepe, Halliche, Pecnik...

Além dos três nomes referidos no texto principal - aí destacados por outra relevância e ligação maior -, há outros elementos com 'ligações madeirenses' e que serão artistas no 'Mundial' da África do Sul.

São exemplos o técnico António Simões (antigo 'adjunto' do Marítimo) da equipa de Carlos Queirós, e os jogadores Pepe (Portugal), Halliche (Argélia) e Pecnik (Eslovénia). O primeiro com passagem pelo Marítimo (clube que o 'trouxe' do Brasil para a Europa), e os outros dois integrantes do plantel do C.D. Nacional em 2009/2010.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos