

Várias empresas estrangeiras, particularmente uma norte americana, já se manifestaram interessadas em comercializar o resultado do projecto de investigação que está a ser testado pelo centro de ciências exactas e de engenharia da Universidade da Madeira.
O professor Nuno Nunes diz que se trata-se de um projecto que tem como objectivo medir os gastos em energia, por exemplo de uma habitação, através de um equipamento informático cujo custo, na ordem dos 200 euros, é muito reduzido. Actualmente os equipamentos que existem no mercado para o mesmo fim representam um investimento de 10 mil euros. Razão pela qual o projecto está a atrair as atenções de empresas internacionais.
O coordenador do projecto da UMa explica que, além de medir o consumo de energia, este tipo de equipamento pode ser aplicado a outros áreas como o consumo de água e utilização dos transportes públicos, disponibilizando a informação recolhida na internet e assim promovendo a utilização desta tecnologia.
O objectivo do projecto que está a ser desenvolvido pela Universidade da Madeira foi esta manhã apresentado na Expo Energia. Uma iniciativa da Câmara do Funchal para assinalar a semana do ambiente.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos