domingo, 6 de junho de 2010

Maior especialização no turismo ambiental







A Juventude Social-Democrata da Madeira (JSD/M) associou-se às comemorações ontem do Dia Mundial do Ambiente promovendo várias acções de limpeza de parques verdes, em todos os concelhos da Região, realizadas pelas brigadas de voluntários da JSD/M.
A iniciativa “Madeira mais Verde, mais Solidária”, que envolve os jovens na vertente ambiental, mostra que o voluntariado não se destina apenas à área social e pretende ser um movimento cívico em que, através da participação voluntária de jovens, promove também a boa prática ambiental. Com o slogan “Chega-te à frente!”, a JSD/M pretende mobilizar os jovens para o voluntariado, principalmente na vertente ambiental, promovendo a conservação da natureza, a consciência da biodiversidade e ainda a sustentabilidade do planeta.
Na iniciativa de limpeza que decorreu na Levada dos Piornais, nos Barreiros, o secretário-geral adjunto da JSD/M, Rúben Aguiar, destacou as propostas que estão em cima da mesa pelos jovens sociais-democratas e que serão enviadas para as entidades competentes.
Na área do turismo, a JSD/M pretende que haja uma maior aposta na formação dos agentes turísticos e guias de montanha sobre a biodiversidade do arquipélago da Madeira. Esta qualificação dos recursos humanos, numa maior especialização das diferentes áreas do turismo ambiental, deve ser de qualidade, como tal, a JSD/M pretende que sejam reconhecidos e acreditados os agentes turísticos que trabalhem na área do eco-turismo.
Uma outra proposta passa da juventude “laranja” pela boa prática na manutenção dos terrenos baldios e de mata. A JSD/M defende que deve haver um reforço dos recursos de iniciação às práticas agrícolas. Além disso, será feito um pedido para que haja uma maior consciencialização para a reflorestação de terrenos, evitando os incêndios e mantendo a paisagem verde.
Uma outra proposta que será endereçada ao Governo Regional é a reflorestação dos antigos aterros, como foram de valorizar o espaço envolvente.açio envolçvebte, bem como haja maior fiscalização.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos