domingo, 20 de junho de 2010

300 convidados americanos brindaram com Vinho Madeira a bordo da 'Sagres'

Vinho Madeira em alta






No passado dia 10 de Junho, a bordo do Navio-Escola N.R.P 'Sagres', ancorado no Porto de San Diego, Estados Unidos da América (EUA), durante a recepção da comemoração oficial do Dia de Portugal que ali decorreu, o Embaixador de Portugal nos EUA, João de Vallera, fez um brinde com Vinho Madeira que foi acompanhado por mais de 300 convidados oficiais.

Este é mais um exemplo da permanente presença do Vinho Madeira naquele mercado, manifestado naturalmente nos consumos, mas também na comunicação e informação que vai circulando em meios diversos, por toda a nação.

Refira-se que apesar de alguma instabilidade verificada nas exportações de Vinho Madeira nos últimos dois anos, essencialmente derivada pela crise financeira e económica norte-americana, esta tendência começa a dar fortes sinais de inversão e, nos primeiros meses deste ano, o mercado dos EUA está a ter um comportamento muito positivo, assistindo-se, quando comparado com o ano 2009, a um considerável aumento das quantidades e valores comercializados.
A aposta do sector público e privado, em termos promocionais no mercado norte-americano, tem sido uma constante no âmbito das acções de internacionalização deste sector, especialmente de há cerca de três anos a esta parte.

Depois de uma prova realizada em Abril passado em Washington, no âmbito do lançamento do livro "Oceans Of Wine", da autoria de um historiador norte-americano, que versa sobre as ligações históricas e comerciais do Vinho Madeira ao mercado norte-americano, na próxima semana terão lugar três eventos de carácter promocional e informativo nos EUA.

Recorde-se que no decorrer da última escala do navio 'N.R.P. Sagres' na Madeira, que teve lugar a 21 de Janeiro, o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) e também os produtores de Vinho Madeira aproveitaram a ocasião para fazer embarcar 30 garrafas da sua melhor safra.
Ainda nessa mesma escala, o IVBAM fez embarcar na 'Sagres' uma pipa com 55 litros de Vinho Madeira para fazer a terceira viagem circum-navegação do navio-escola português e recriar a epopeia do denominado 'Vinho da Roda'.

Esta viagem da 'Sagres', iniciada em Janeiro deste ano em Lisboa, terá a duração de cerca de 11 meses, tendo a oportunidade de escalar vários portos em diferentes países, desde as Américas, à Oceânia, passando pelas índias e África, com a missão de formação dos cadetes da Escola Naval, promover a imagem de Portugal no Mundo, contactar os portugueses da diáspora e participar em vários eventos internacionais.



DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos