quinta-feira, 3 de junho de 2010

Paquete com registo no mar "estreia" hoje a nova gare do porto do Funchal

Nova Gare em testes









A nova gare do porto do Funchal, inaugurada oficialmente no passado dia 31 de Maio, terá hoje o seu primeiro grande teste, graças à escala do paquete 'Grand Voyager' na Pontinha. Com efeito, os turistas e tripulantes que viajam a bordo deste paquete serão os primeiros passageiros a pisar aquelas novas infra-estruturas portuárias, uma situação que irá certamente ser acompanhada pelos responsáveis da Administração dos Portos da Madeira (APRAM). Tratando-se de um espaço totalmente novo, será necessário ainda algum tempo para que a operacionalidade do mesmo cumpra os seus desígnios. Para além da formação que está a ser ministrada aos funcionários da APRAM, terá de ser levada ainda em consideração o entrosamento de todas as entidades e autoridades envolvidas no decorrer das escalas de paquetes no porto.

Como curiosidade, de referir que a "estreia" da gare acontece com um paquete que navega com bandeira Portuguesa e que ostenta na sua popa a inscrição 'Funchal', pois encontra-se matriculado no Registo Internacional de Navios da Madeira.
Quanto à escala de hoje do 'Grand Voyager' de realçar que o mesmo viaja com cerca de 700 turistas. Procedente do porto espanhol de Vigo, o mesmo tem chegada anunciada para as 7 horas de hoje, prolongando esta sua escala até ao final desta tarde, zarpando pelas 16 horas com rumo a Las Palmas. Recorde-se que no decorrer da presente temporada de Verão, este paquete irá visitar semanalmente o porto do Funchal, estando programadas, até ao dia 9 de Setembro, mais 14 escalas.

Megaiate na Pontinha



A outro nível, de referir a presença na Pontinha de um luxuoso megaiate para uma escala considerada de reabastecimento e descanso da respectiva tripulação.
Procedente de Port Everglades e com destino ao mediterrâneo, o 'Lady Sheridan' atracou ao final do dia de ontem, pelas 23 horas, no porto do Funchal estando o final desta sua escala na Madeira programadas para as 8 horas de hoje. De referir que este iate foi construído em 2007 nos estaleiros alemães 'Abeking & Rasmussen', mede 57,90 metros de comprimento e 10,70 m de boca (largura). Viaja com uma tripulação constituída por 12 elementos e tem capacidade para receber 12 hóspedes.



DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos