sábado, 5 de junho de 2010

Mercado Quinhentista 2010 (Machico)

Feira cresce em qualidade
Programa começa hoje pelas 16h30 com o regresso da expedição ao Norte de África



Machico propõe viagem ao passado | DNOTICIAS.PT
(clicar para ver o video)


O desembarque dos 'Mancebos' e 'Homens Bons' vindos da expedição de Safim, hoje, às 16h30, no cais de São Roque, seguido do desfile pelas ruas de Machico até ao Forte de Nossa Senhora do Amparo, marcam o segundo dia do 'Mercado Quinhentista 2010'. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Machico, em parceria com a Escola Básica e Secundário dessa cidade, que arrancou, ontem, com pompa e circunstância.

"Estamos a criar um cartaz sóciocultural de qualidade e com grande potencialidade turística", começou por declarar Emanuel Gomes, presidente da Câmara Municipal de Machico. E acrescentou: "Também estamos empenhados em fazer crescer esta actividade no universo das actividades lúdicas e culturais que se realizam na Região".

Questionado sobre se o orçamento da iniciativa terá sido reduzido em consequência da crise, o autarca foi objectivo: "O orçamento não sofreu qualquer redução, apesar de a Semana Gastronómica sofrer uma pequena redução, porque este ano traremos um artista de fora [Mariza, conforme já noticiou o DIÁRIO]". E concretizou: "Mas, no caso do 'Mercado Quinhentista', pelo contrário, porque como se trata de uma actividade em fase de crescimento, precisa de ser estimulado, aliás a edição deste ano é ligeiramente superior à do ano passado".

O orçamento da iniciativa é inferior a 100 mil euros, "com apoios da Direcção Regional dos Assuntos Culturais, que paga a deslocação do grupo 'Vivarte [responsável pela dramatização], da Direcção Regional do Turismo, para além da escola, entre outras entidades".

André Freitas, 13 anos, é aluno do 7º Ano da Escola Básica e Secundária de Machico, e ontem integrou o desfile que marcou o início da actividade que termina amanhã. "É o segundo ano em que participo nesta actividade que permite conhecer como se faziam as coisas antigamente".
O jovem destacou ainda a "importância da vertente cultural do 'Mercado Quinhentista' junto dos jovens".
Terminado o desfile o Capitão da Guarda (Mário Costa), dirigiu-se aos presentes proclamando a abertura do 'Mercado Quinhentista', cumprindo a ordem do Rei D. Manuel I.

Seguiu-se animação com danças, teatro, saltimbancos e actuações dos alunos da Escola de Machico.
Já hoje, para além do desembarque e do desfile, o programa inclui o relato a Tristão Teixeira (Governador), animação, torneio de armas, uma missa em Latim (Igreja Matriz), Ceia Quinhentista, seguida de uma Festa Mourisca com cuspidores de fogo, dança do ventre, gaitas de foles e saltimbancos até à meia-noite. O 'Mercado Quinhentista', termina amanhã com várias acções, destacando-se o 'Auto dos Bufarinheiros', Torneio de Armas e um assalto dos piratas ao Forte de Nossa Senhora do Amparo.



DN Madeira



















PGRAM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos