segunda-feira, 14 de junho de 2010

Feira do Pão do Clube Lions do Funchal revelou-se, uma vez mais, um sucesso








Terminou ontem, com os expositores completamente vazios , a 21.ª edição da Feira do Pão Regional, organizada pelo Lions Clube do Funchal.
Segundo o seu presidente, João Maria Marques de Freitas, o evento revelou-se, uma vez mais, um «sucesso» para a organização que vê, neste tipo de iniciativa, uma forma de angariar fundos para obras sociais.
«A afluência e o movimento que esta feira teve foi realmente excepcional», revelou o responsável, apontando a actuação do Grupo de Fados de Coimbra como um dos pontos altos deste evento. «Por conta dos Fados de Coimbra passaram na noite de sábado por aqui milhares de pessoas e isso foi muito bom para o sucesso da nossa feira».
A “lamentar”, pode-se dizer, esteve apenas o facto do pão que estava à venda não ter chegado para tanta procura. Se mais pão tinha, mais teria o clube teria vendido.
Embora a procura tenha sido bastante grande, Marques de Freitas explicou, a este respeito, que pouco mais poderá fazer uma vez que se trata de pão caseiro, isto é, «o pão caseiro não pode ser feito, de uma só vez, em grandes quantidades».
«Como sabemos, um forno a lenha caseiro leva, em média, entre 20 a 30 pães. Mesmo contando com duas ou três pessoas de uma localidade não conseguimos assim tantos pães. Por isso contamos com a ajuda do Desenvolvimento Rural que conhece as pessoas que fazem pão caseiro e ainda com o apoio daquelas pessoas que já fornecem pão à nossa feira já há muitos anos», esclareceu o presidente do Lions Funchal.
Marques de Freitas adiantou ainda, a respeito dos pães vendidos neste certame, que a grande variedade apresentada ao público deve-se também às câmaras municipais que aceitam colaborar com o Lions.
«Por exemplo, a Câmara Municipal do Porto Santo envia-nos sempre uma caixa com os bolos típicos da ilha, as chamadas “capelas”», frisou o responsável.
Satisfeito com o nível de qualidade que esta feira atingiu, o presidente garantiu que a feira é para continuar já que, para além da componente tradicional, tem também a parte social, através da qual resultam receitas que vão ajudar nas acções de solidariedade levadas a cabo pelo clube. «Este ano, para além de termos apoiado os nossos bolseiros (atribuímos 8.320 mil euros), ajudamos também as famílias que foram afectadas pelo mau tempo em Fevereiro», lembrou Marques de Freitas.

Concurso premiou bolos feitos por amadores e profissionais

Tal como acontece todos os anos, nesta feira há um concurso de bolos ao qual podem concorrer amadores e profissionais. Este ano, na categoria “amadores” participaram quatro concorrentes, enquanto que na categoria dos “profissionais” concorreram oito.
Depois de avaliados pelo júri, sagraram-se vencedores (na categoria dos “profissionais”), em primeiro lugar, a Mansão do Pão; em segundo o Hotel Pestana Bay e, em terceiro, a Pastelaria Marmeleiros, Livramento e Ceres.
No que respeito aos “amadores”, cujo concurso decorreu na parte da tarde de ontem, o júri elegeu, para primeiro lugar o bolo de tâmara de Pilar Jardim; para o segundo lugar o bolo de côco de Paula Góis e, por fim, em terceiro lugar, o bolo de maçã de Teresa Baltazar.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos