domingo, 13 de junho de 2010

Madeirense lidera novo 'resort' da Starwood em Oran (Argélia)

Norberto de Sousa deixou Portugal e assumiu a direcção do novo 'Le Méridien Oran'








O madeirense Norberto de Sousa, que iniciou a sua actividade profissional no antigo Hotel Madeira Sheraton (hoje Pestana Madeira Carlton), há cerca de 30 anos, foi nomeado director-geral do novo 'Le Méridien Oran Hotel & Convention Centre', localizado na cidade de Oran, na Argélia.
O novo estabelecimento da cadeia multinacional Starwood, de origem norte-americana, que detém conhecidas marcas de luxo, como Sheraton, Le Méridien, The Luxury Collection, St. Regis e Westin, está situado a sete quilómetros da segunda cidade mais importante da Argélia (a capital é Argel) e a cerca de 23 quilómetros do Aeroporto Internacional de Es-Senia. O investimento é do grupo argelino 'Sonatrach', dedicado à exploração e comercialização de petróleo e gás, principais produções deste país da África do Norte.

Norberto de Sousa tem registado uma carreira meritória no grupo hoteleiro norte-americano. Entre as últimas posições que ocupou destacam-se a de director-geral do Hotel Sheraton na Cidade do México e do Westin Campo Real Golf Resort & Spa, um luxuoso 'resort' de cinco estrelas, no Turcifal, concelho de Torres Vedras, a cerca de 40 quilómetros da cidade de Lisboa. Esta foi a segunda vez que Norberto de Sousa ocupou funções de direcção hoteleira em Portugal, depois de na década de oitenta ter sido sub-director do então Hotel Madeira Sheraton. A saída de Portugal, agora depois de cerca de três anos de actividade, verificou-se numa ocasião em que a Starwood decidiu também abandonar a gestão do Hotel Campo Real, um complexo de luxo com 151 quartos e um campo de golfe de nove buracos, que tinha sido inaugurado pelo nosso conterrâneo. Essa prática deve ter ajudado a companhia hoteleira a convidar Norberto de Sousa para nova 'empreitada' de abertura, agora num país do Magrebe.

A nova unidade hoteleira, classificada de cinco estrelas, é o segundo empreendimento explorado pela Starwood em território argelino. Está já em funcionamento o Sheraton Al Argel, na capital, e para a cidade de Oran está programada uma terceira unidade, também com essa marca, que se denominará 'Sheraton Oran Hotel & Towers' desenvolvida em altura.

O novo hotel que Norberto de Sousa irá abrir este ano na Argélia, caracteriza-se por uma arquitectura contemporânea, mistura de influências árabes e hispânicas.
A abertura de dois hotéis na cidade de Orão, na costa mediterrânica da África do Norte, é uma resposta à grande procura que a região tem registado nos anos mais recentes. Não obstante a crise implantada nos países da Europa do Sul, os países árabes do Mediterrâneo e do Golfo Pérsico, nomeadamente os Emirados, são hoje a base de uma clientela crescente, tal como tem acontecido com os investidores, cada vez mais oriundos desses países. Contudo, é grande a esperança das autoridades argelinas em conquistar os turistas provenientes de mercados ocidentais europeus, nomeadamente do Reino Unido, França e Itália.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos