sábado, 12 de junho de 2010

Privado investe 1,5 M€ em apartamentos na R. Brava

Conjuntura não assusta promotor e construtor da obra, José Giestas






Apesar da recessão económica e da crise a ela associada, cujo impacto negativo tem também atingido fortemente o mercado imobiliário, tal não impede que na Vila da Ribeira Brava vá nascer nos próximos meses mais um prédio de apartamentos. O investimento orçado em cerca de milhão e meio de euros é distribuído por cinco pisos, dos quais quatro são emergentes (acima da cota soleira). O projecto que agora ganha forma, já se encontrava aprovado há mais de um ano, e é para estar concluído até a próxima Primavera. A conjuntura actual não assusta o promotor e construtor da obra, José Giestas, que garante ter já 50% do imóvel encomendado. Os preços médios dos apartamentos oscilam entre os 150 e 170 mil euros, consoante a tipologia.

O projecto imobiliário avaliado em 1,5 milhões de euros tem uma área de implantação de 526 metros quadrados, um índice de construção de 2.055 metros quadrados e uma volumetria de 8.100 metros cúbicos. A área bruta de construção não ultrapassa os 60% da área do terreno. É composto por 12 fogos e 4 espaços comerciais, e vai ser construído em plena zona urbana da Vila ribeira bravense, no sítio dos Moinhos, a Norte do Complexo de Piscinas local, defronte da via expresso. Trata-se de mais um prédio de habitação que se ergue numa área onde já predominam os investimentos imobiliários, nesta que é de resto uma zona de franca expansão da vila.

Aprovado no início de 2009


O projecto de licenciamento deste edifício plurifamiliar e comércio já havia recebido 'luz verde' da Câmara Municipal no primeiro trimestre do ano passado, então pela anterior vereação eleita, que aprovou por unanimidade este investimento privado.

Entretanto, já este ano e ainda recentemente, o presidente da Câmara, Ismael Fernandes, levou o projecto em causa à reunião de Câmara, mas apenas com o propósito de informar os novos eleitos para a obra que em breve iria 'nascer' na Vila.

Não tardou que a mesma fosse posta em prática. Dias depois o promotor do investimento lançava 'mãos à obra'. A promotora é a imobiliária 'Gomes & Anjos, Lda.', enquanto que a construtora é a 'Giestas & Castanho, Lda.', ambas lideradas por José Giestas.

Com os espaços comerciais e a entrada principal confinados ao rés-do-chão, o prédio sobe mais três andares. São neste andares acima da soleira que ficarão distribuídos os 12 fogos habitacionais, repartidos pelas tipologias T2 e T3 (dois em cada andar). Abaixo da cota soleira ficará 'enterrada' a cave, que servirá essencialmente para área de garagem privativa. Neste espaço coberto ficarão os 18 estacionamentos privados, afectos à habitação. A descoberto, no logradouro haverão quatro estacionamentos reservados para as lojas comerciais, e ainda 15 espaços para estacionamentos públicos, dez dos quais, mesmo defronte do edifício, que acedem directamente da via expresso.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos