domingo, 13 de junho de 2010

1,8 M€ para conservar Natureza

Novos projectos LIFE: um para Porto Santo e outro para educação ambiental





A Região vai iniciar em breve dois novos projectos na área da Conservação da Natureza, financiados com fundos da União Europeia.
A aposta nos novos projectos por parte da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através do Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM), só é possível através do financiamento do Programa LIFE. Tratam-se de um projecto na área da Conservação da Natureza (Programa LIFE NATUREZA) e de outra na área da Comunicação e Sensibilização (LIFE Comunicação) que terão a duração de quatro anos e um orçamento total de 1.8 milhões de euros, financiados, respectivamente, a 75 e a 50%. A confirmação oficial do financiamento foi recebida no final da semana pelas entidades regionais.

Manuel António Correia, secretário regional do Ambiente, mostrava-se visivelmente satisfeito com a notícia. "Num ano especialmente dedicado à biodiversidade, estes novos projectos e competentes financiamentos, reforçam o trabalho do Governo Regional na conservação da natureza do arquipélago e traduzem o reconhecimento pela União Europeia do valor do património natural da Região e a sua confiança na gestão que a Madeira dele faz", disse ao DIÁRIO.

Um dos projectos, aquele que terá o orçamento mais elevado (1 milhão e 200 mil euros) intitula-se "Travar a perda de biodiversidade europeia através da recuperação dos Ilhéus do Porto Santo e área marinha adjacente". Apoiado no âmbito do LIFE Natureza, tem como objectivo "inverter o estado de degradação que estes espaços apresentam, melhorando o estado de conservação das espécies prioritárias dos Anexos das Directivas Comunitárias, que aí ocorrem. Este projecto irá promover ainda a visitação ao Ilhéu de Cima o que constituirá mais um pólo de atractividade do destino Porto Santo, enquanto local para férias activas e ligadas à natureza."
O outro projecto será o primeiro da Região no âmbito do LIFE Comunicação e tem como tema 'Comunicando para a sustentabilidade socioeconómica, usufruto humano e biodiversidade em sítios da rede Natura 2000 no arquipélago da Madeira'. Este projecto, orçado em 600 mil euros, tem como propósito " promover e reforçar a compatibilidade entre o desenvolvimento das actividades sócio-económicas e culturais, como a pesca, agricultura e turismo de natureza, e a gestão das Reservas Naturais, áreas classificadas, habitats e espécies listadas nos anexos das directivas que sustentam a Rede Natura 2000. Este projecto contribuirá ainda para melhorar a capacidade que existe para orientar e receber turistas nas nossas áreas protegidas, de uma forma integrada e regrada, contribuindo para o sempre obrigatório desenvolvimento sustentado e sustentável", acrescenta o descritivo do mesmo.

Além do trabalho que será desenvolvido pelo SPNM, beneficiário principal dos dois novos projectos, haverá uma parceira com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, organização não governamental que tem sido parceira do Parque Natural em iniciativas LIFE anteriores.
No caso do projecto a ser desenvolvido no Porto Santo estarão também envolvidas outras entidades, nomeadamente as direcções regionais das Florestas e do Ambiente.

14 projectos em 20 anos


Desde o início da década de 90, o Parque Natural já foi beneficiário principal de 14 projectos LIFE, tendo estado directamente envolvido noutros nove. O número mostra que a Região tem tido uma boa capacidade de execução e orientação para atingir os objectivos propostos. Aliás, o reconhecimento do bom trabalho da Região e do SPNM a este nível ficou bem patente no final do ano passado com O projecto de conservação da Freira da Madeira a ser considerado um dos melhores projectos LIFE-Natureza de 2007-2008.

Para os responsáveis, os projectos LIFE têm também contribuído de forma decisiva para o bem sucedido esforço de Conservação da Natureza que a Região tem vindo a desenvolver ao longo das últimas décadas. Com estes dois projectos agora aprovados o envolvimento financeiro gerado desde 2001, ao nível do programa LIFE pelo SPNM, é da ordem dos 5,5 milhões de euros.



DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos