quinta-feira, 3 de junho de 2010

RTP-M a caminho do continente


Todos os partidos concordam com a ideia de ter a RTP-Madeira e Açores no continente








A possibilidade de se poder ver a RTP-Madeira e RTP-Açores em território continental, através dos serviços de TV Cabo agrada a todos os partidos. O assunto foi levado ontem à comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República, através de dois projectos de resolução, um do CDS-PP e outro do BE, e reuniu amplo consenso. No entanto, as forças parlamentares têm dúvidas sobre a execução da medida e vão elaborar um documento comum, com contributo de todos, que subirá depois para votação em plenário.

O deputado madeirense do CDS-PP José Manuel Rodrigues começou por dizer que a proposta pretende reforçar "a coesão nacional" e Catarina Martins, do BE, acrescentou que a iniciativa bloquista visa ainda que a RTP2 esteja disponível em todos os lares insulares, sem ser necessário a aquisição nenhum dispositivo. "Não é justo que os madeirenses e açorianos tenham de pagar mais pelo serviço público", defendeu.

João Serrano, do PS, concordou, mas lembrou que "o Governo não tem competência nesta matéria", já que "deve respeitar a autonomia da RTP". O socialista revelou ainda que a pretensão dos projectos de resolução pode ser cumprida mesmo antes da aprovação, pois esta é uma matéria sobre a qual o canal público de televisão já está a trabalhar. Pelo PCP, Rita Rato, salientou que devia ficar assegurada a transmissão em qualquer operadora, por uma questão de justiça. Já Agostinho Branquinho, do PSD, lembrou que apesar de a iniciativa ser de salutar, pode ter custos. "Não sei se os portugueses estão dispostos a pagar mais", disse. Na resposta, o centrista madeirense notou que "todos os canais da RTP já são transmitidos no cabo", pelo que desvalorizou a questão do preço a pagar. O deputado chamou ainda atenção para o facto de o PS ressalvar que o Governo não se intromete na televisão pública, mas saber de antemão que há uma negociação para ter os canais insulares disponíveis em todo o país.

Perante estas dúvidas, os partidos comprometeram-se a apresentar as suas propostas para um documento final, que será elaborado pelo CDS-PP e BE, autores dos projectos, e que serão votados na especialidade na próxima semana.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos