quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pináculo e Garajau com gestão única

Anúncio de Manuel António Correia no hastear da primeira bandeira azul do país em 2010


As reservas naturais do Pináculo e do Garajau terão uma gestão única. O Governo Regional decidiu fundir as duas áreas, numa óptica de maximizar os recursos, promover uma maior rentabilidade e de criar mais vantagens recíprocas na divulgação internacional. O anúncio foi feito ontem por Manuel António Correia no hastear das bandeiras azul e de acessibilidade na Praia do Garajau.









O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais anunciou ontem, na cerimónia de hastear da bandeira azul na Praia do Garajau - a primeira do país a receber o galardão este ano -, que o Governo Regional decidiu fundir a Reserva Natura 2000 do Pináculo e a área marítima do Garajau, «criando sinergias e fazendo com que cada uma das áreas ajude a outra a ser mais completa e melhor». E, explicou Manuel António Correia, «criando condições para termos um trabalho mais eficiente, com menos custos, mais rentabilidade e com mais vantagens recíprocas ao nível da sua divulgação internacional».
O Executivo pretende optimizar os meios e maximizar recursos na gestão dos dois espaços naturais.
Já no que se refere à cerimónia durante a qual foi ainda hasteada a bandeira de Praia Acessível, o secretário lembrou que a Região recebe, este ano, dessasseis bandeiras azuis, quinze para praias e uma para uma marina. Um número prejudicado pelos efeitos do temporal na costa madeirense, apesar da rápida intervenção do Governo nos trabalhos de recuperação. «A orla costeira e nomeadamente as praias que tiveram de retirar a candidatura têm hoje em geral boas condicões de usufruto, mesmo quando não têm este galardão, (à excepção do Lido)», garantiu.
Manuel António Correia disse ainda que a Madeira tem trinta espaços com características para receber a Bandeira Azul. «Não descansaremos enquanto não obtivermos o pleno», garantiu o governante.
Esteve presente no hastear da bandeira o presidente da instituição que atribui o galardão. José Archer prestou um reconhecimento ao esforço feito pelas entidades regionais na recuperação da orla marítima, logo depois do dia 20 de Fevereiro resultando até na decisão de hastear a primeira bandeira azul do país na Madeira.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, José Alberto Gonçalves realçou a importância da bandeira da qualidade das praias para aquele concelho. Ainda mais quando possui a reserva natural do Garajau, oferece boas condições para os amantes de actividades náuticas, apontando ainda o futuro centro de windsurf de Santa Cruz.


Complexo do Garajau é Praia Acessível
O Complexo Balnear do Garajau recebeu ontem a Bandeira de Praia Acessível, sendo uma das oito praias madeirenses que conquistaram este ano este galardão que possibilita aproximar os portadores de deficiência motora ao mar. A sub-directora do Instituto Nacional de Reabilitação, Ana Salvado, lembrou que este é o sexto ano de existência desta modalidade de caracterização das praias, e que, cada vez mais, há a sensibilidade para dotar as praias do país com condições para os deficientes motores.
Ana Salvado sublinhou que, na Madeira, há uma «razão acrescida» para promover esta política, como tem vindo a acontecer. É que, no seu ponto de vista, a Bandeira de Praia Acessível «transforma a nossa capacidade turística», tendo em conta que oferece mais condições para os visitantes com limitações motoras.
Salientando que, no país, existem actualmente 170 praias costeiras e fluviais que receberam o galardão da acessibilidade, Ana Salvado lembrou que há um concurso nacional para a atribuição do prémio Praia Mais Acessível, lançando o desafio aos espaços madeirenses para alcançarem esta classificação.
Manuel António Correia disse, por seu turno, que a Madeira tem tido «um fortíssimo empenho» no sentido de melhorar as praias nesse sentido.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos