quinta-feira, 3 de junho de 2010

Serra d’Água arranca com a reconstrução

Deputados do PSD-M estiveram na Ribeira Brava a verificar o andamento das obras


O Grupo Parlamentar do PSD-M foi, ontem, ver como estão a decorrer as obras de recuperação na freguesia da Serra d’Água. De acordo com a deputada Nivalda Gonçalves, porta-voz da iniciativa, já foram efectuados todos os trabalhos de remoção e de limpeza no local. O passo seguinte visa a reconstrução das casas e da estrada. A maioria das mais de 40 levadas afectadas já estão a funcionar.






”Aos poucos e poucos, a freguesia da Serra d’Água, no concelho da Ribeira Brava vai-se recompondo dos estragos provocados pelo temporal do passado dia 20 de Fevereiro.
No âmbito da visita levada a cabo pelos deputados do PSD-M, puderam constatar a “reconstrução” que decorre, “quase a custo dos empresários e empreiteiros porque a Lei de Meios ainda nem foi publicada, muito menos foi feita a transferência financeira para o Governo Regional e para as Câmaras”, lamentou Nivalda Gonçalves, porta-voz da iniciativa.
Os trabalhos de recuperação das habitações estão a ser feitos com algumas verbas que chegaram à AdBrava - Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava, através de movimentos de solidariedade.
É o caso das moradias junto ao bar da poncha, com a colocação de telhado, a reconstrução dos arredores e as pinturas no interior.
Neste sentido, e na passada sexta-feira foram cedidos materiais, na Câmara Municipal da Ribeira Brava no âmbito de uma parceria com a empresa Cimentos Madeira e a AdBrava, a 47 famílias do concelho para poderem proceder à reconstrução das suas habitações.
Os deputados social democratas visitaram, igualmente, as obras de recuperação agrícola e puderam constatar a reconstrução das levadas que “são essenciais para a freguesia e para os agricultores”, apontou a deputada.
Conforme garantiu, a maior parte das mais de 40 levadas que foram danificadas já foram repostas, algumas de uma forma provisória através da colocação de canos que já permitem canalizar a água para os terrenos agrícolas. Constataram, ainda, a recuperação de um terreno agrícola pelo próprio agricultor.
No âmbito das vistorias aos terrenos foi entregue uma carta de autorização para que os donos possam proceder à recuperação dos mesmos. A obra é financiada em 95% pelo Governo Regional.
Está a ser feita a recuperação e canalização dos ribeiros assim como da estrada antiga. Nivalda Gonçalves advertiu, no entanto, que estes trabalhos vão demorar algum tempo, nomeadaente, a reconstrução das casas e da estrada porque há que fazer expropriações e conceber projectos.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos