Direcção Regional de Agricultura promove Região no maior certame nacional do sector
Chefes de cozinha vão mostrar, no mais antigo e maior certame agrícola português, alguns exemplos da melhor gastronomia madeirense, aproveitando produtos genuinamente da Região. A iniciativa é da Direcção Regional de Agricultura, que leva a Santarém uma forma diferente de dar a conhecer o que a Agricultura madeirense produz, aproveitando, simultaneamente, para divulgar outros produtos “made in Madeira”.
A A Madeira leva hoje, ao maior e mais antigo certame de divulgação da agricultura portuguesa, a Feira de Santarém, uma iniciativa inovadora denominada "Fragrância e Paladares da Madeira". Alguns dos melhores chefes de cozinha apresentarão, a 12 de Junho, um dos dias mais importantes do certame, pratos da melhor gastronomia madeirense, aproveitando produtos genuinamente madeirenses. A iniciativa é da Direcção Regional de Agricultura.
O director regional de Agricultura, Bernardo Araújo, sublinha que esta será uma forma de divulgar a qualidade da agricultura madeirense, aproveitando, em simultâneo, para promover a gastronomia da nossa terra.
De hoje e até 13 de Junho, vai decorrer em Santarém, a 47ª edição da “Feira Nacional de Agricultura”, o mais antigo e importante certame agrícola realizado em Portugal.
Segundo Bernardo Araújo, «a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, mantendo uma presença ininterrupta no certame desde 1990, tem recorrido à “FNA” para dar a conhecer a evolução do sector agro-alimentar regional, e promover os seus principais produtos com fluxos históricos ou potencial para o mercado continental, como ainda e naturalmente os respectivos produtores/empresas».
Este certame, que em média recebe anualmente cerca de 150.000 visitantes, constitui, conforme recorda o governante, «sem dúvida um claro espelho da agro-pecuária nacional, agregando toda a fileira do sector (da área institucional à empresarial)».
«Novidade, na participação do corrente ano, constitui a divulgação dos “Paladares da Madeira”, através de apresentações gastronómicas intituladas “Fragrâncias e Paladares da Madeira”. Assim, a 12 de Junho, dia de grande movimento de pessoas no certame, o espaço “Prazer de Provar” será inteiramente dedicada à Região, tendo para o efeito aceitado o repto os chefes Yves Gautier, da Quinta do Furão, e João Espírito Santo, da FN-Hotelaria, que apresentarão, em três sessões, diversos pratos da melhor gastronomia madeirense, numa abordagem entre o tradicional e o contemporâneo», explica Bernardo Araújo.
Os chefes de cozinha convidados irão apresentar as “Fragrâncias e Paladares da Madeira” e efectuar os seguintes "show cookings": 14h – Ilha das Flores e Aromáticas: Trilogia de Batata-doce por Yves Gautier, Atum com Pétala, Gaiado Seco e Aromas Primaveris por João Espírito Santo; 16h30 – Maré Baixa: Sonho de Espada com Banana de Prata e Inhame pelo chefe Yves Gautier; Filete de Pargo & Lapas com Escabeche Ligeiro de Legumes pelo chefe João Espírito Santo; 20h30 – Rota de Açúcar: Bolo de Mel com Requeijão Madeirense e Maracujá por Yves Gautier, Sintonia de Maracujá, Banana & Queijo Fresco do Santo da Serra por João Espírito Santo.
Bernardo Araújo anuncia ainda que serão também dados a provar algumas especialidades produzidas pelas empresas regionais, tais como: vinho da Madeira e licores regionais, sumos e refrigerantes de maracujá, bolo e broas de mel de cana, sobremesas de banana e charcutaria regional.
«Será, sem dúvida, mais um óptimo contributo para divulgar as potencialidades e extraordinária qualidade destes nobres produtos da agricultura madeirense!», conclui.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos