quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Música da Madeira integra obra nacional

Enciclopédia da Música Em Portugal no Século XX' será lançada amanhã no Teatro S. Carlos
Data: 20-01-2010



Quatro das figuras que se destacaram no panorama musical madeirense, quer na vertente de recolhas quer como executantes, e ainda as práticas que integram o universo das sonoridades tradicionais da Região, fazem parte da nova 'Enciclopédia da Música Em Portugal no Século XX'.

A obra, em quatro volumes, foi dirigida por Salwa Castelo- Branco, responsável pelo Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa (INET), é uma edição do Círculo de Leitores e será apresentada amanhã, às 19 horas, numa cerimónia no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, com a presença de vários convidados.

Artur Andrade (professor de música e responsável com António de Aragão de inúmeras recolhas), Ernesto Serrão (músico e compositor), Carlos Jorge Rodrigues (construtor de instrumentos tradicionais madeirenses) e Tony Amaral Jr. (pianista e compositor de jazz), ver caixa ao lado, para além dos diversos estilos musicais da Madeira e do Porto Santo, integram a obra.

Rui Camacho e o antropólogo Jorge Torres, pela Associação Cultural e Musical Xarabanda, colaboraram nesse trabalho de pesquisa. "O convite foi-nos dirigido a 26 de Janeiro de 1998, conforme carta enviada pela etnomúsicologa Salwa- Castelo Branco, do INET. E no dia 28 de Fevereiro, também desse ano, tivemos uma reunião no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, com o objectivo de se discutirem os critérios das escolhas das entradas e a metodologia a adoptar", explicou Rui Camacho. "A nossa colaboração centrou-se nas personalidades que se destacaram no panorama musical madeirense e nas práticas musicais e de dança da tradição madeirense", acrescentou. Nessa vertente estão representados, na obra, géneros coreográficos como 'Bailinho', 'Chamarita', 'Mourisca', 'Charamba', 'Meia Volta' entre outros, para além de cordofones como o brinquinho e o rajão.

"A presença da Madeira, nesta enciclopédia de extrema importância, é uma mais valia porque vem proporcionar aos portugueses em geral um conhecimento mais vasto da cultura musical madeirense", rematou.

Já a colaboração da Associação Xarabanda com o INET iniciou-se em 1997 com o projecto 'Recolha e Estudo das Práticas Musicais', cujo objectivo era a edição de um CD com um livrinho contendo textos sobre o conteúdo do disco. "Este trabalho, financiado pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais no valor de 500 contos [2. 500 euros], seria integrado na colecção 'Músicas do Mundo' da Unesco", fez saber Rui Camacho. "E ao fim de 13 anos continuamos a aguardar pela edição desse trabalho que é mais um contributo para a divulgação da cultura musical da Madeira".




Artur Andrade

Nasceu no Funchal a 3 de Novembro de 1927 Foi músico, professor, arranjador e fez recolhas da música tradicional, em 1972, com António Aragão e ainda Luís Alberto Silva que efectuou os registos sonoros. Faleceu no Funchal a 13 de Novembro de 1992.

Carlos Jorge Rodrigues

Nasceu no Funchal a 20 de Maio de 1956. Entre 1978 e 1982 integrou a oficina de apoio ao restauro de instrumentos de sopro e de arco no Conservatório de Música da Madeira. E actualmente é o único construtor de cordofones na Região.


Ernesto Serrão

Natural de Câmara de Lobos, onde nasceu a 11 de Setembro de 1898, ficou conhecido como compositor, músico e director da tuna de bandolins, hoje Bandolins da Madeira. Para além da música tinha como paixões as mulheres e a bebida. Faleceu a 16 de Julho de 1937 no Funchal.



Tony Amaral Jr.

António Freitas Esteves ( seu nome verdadeiro), iniciou a actividade de músico em 1952 na Academia de Música da Madeira, com a pianista Lizetta Zarone. E desde 1989, vive em Cardiff, Inglaterra, tocando no Internacional Hotel.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos