quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Madeira espera repetir sucesso

Os números mostram que cada vez mais portugueses visitam a Região
Data: 14-01-2010




Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes, anunciou ontem em Lisboa, que 2010 será o ano da consolidação do turismo nacional na Madeira.

A governante, que falava numa conferência de imprensa dedicada especialmente aos jornalistas e meios do continente na Bolsa de Turismo de Lisboa, disse que a Madeira, obteve em 2009 números que ultrapassam em diversos items os obtidos por outras regiões turísticas nacionais e até mesmo pelo todo nacional.

Em relação à taxa de ocupação a Região Autónoma obteve entre Janeiro e Outubro passados uma percentagem de 55% contra 40,2% do todo nacional; na estada média dos turistas a Madeira está à frente com 5,3 noites/turista quando a média nacional é de 2,9 e no Revpar (rendimento por quarto disponível) nós obtivémos 32,3 euros/média nos primeiros dez meses, quando ao nível total do País, essa quantia se cifra em 29,3 euros.

Embora em ano de queda, 2009 trouxe para a Madeira o melhor ano do turismo português, na última década. Por isso faz todo o sentido que a região se agarre a este mercado, onde continuará a desenvolver acções de promoção e marketing, ajudando os operadores e as companhias aéreas que abriram carreiras regulares de Lisboa e do Porto para a nossa ilha.

A governante madeirense destacou que as campanhas do ano passado irão repetir-se em 2010 novamente direccionadas para o mercado português, assim como o patrocínio de eventos com maior relevância que coloquem a Madeira como protagonista, nomeadamente através dos meios televisivos e culturais, irão continuar a ter o apoio do Governo Regional.

Em tudo isso a Madeira espera gastar cerca 3,3 milhões de euros, verba que é retirado do orçamento de nove milhões que a secretaria regional dedica à promoção.

A governante disse que o esforço financeiro da Madeira é superior este ano e que tem em vista manter o actual contingente de turistas do continente português, dado os excelentes números obtidos no ano passado.

Raquel França, directora regional do Turismo, recordou que entre Janeiro e Agosto do ano passado, os hotéis da Madeira recebeu 177 549 hóspedes (mais 16% que em igual período de 2008), a que corresponderam 636 643 dormidas (mais 18,6%). Outro número interessante é de que a estada média dos turistas portugueses nos hotéis da Região Autónoma passou para 3,3 noites, um aumento de um por cento. É pouco, mas denota que os portugueses começam a ficar na Madeira mais tempo que o tradicional das escapadas de fim-de-semana. Raquel França revelou ainda que os turistas nacionais aumentaram na Madeira nos períodos de maior animação. No Carnaval tivemos mais 20% em 2009, em Abril durante a Festa da Flor mais 36,6% e em Junho, mês do Festival do Atlântico mais 34,3%. Os números são expressivos e mostram, na verdade, a realidade crescente dessa procura.

Conceição Estudante comentou que as quantias que o Governo Regional, juntamente com outras entidades, dedica à promoção da Madeira, são consideradas suficientes e recusou comentar o facto dos Açores estarem a gastar este ano cerca de 10 vezes mais o orçamento da Madeira dedicado a este mercado. Além do mais, comentou a secretária regional, "já estive a ver o orçamento dos Açores e não encontrei essa verba de 30 milhões de euros para a promoção no continente".

Stand bastante activo

A Madeira marca uma presença relevante nesta BTL do ponto de vista de actividades. Como já foi noticiado os dias de feira foram divididos por actividades temáticas. Ontem foi o Dia do Bordado, com a participação de três manequins vestidos com motivos bordados, demonstrações e distribuição de lembranças aos visitantes. Os restantes dias, até domingo, terão lugar outras actividades, privilegiando especialmente os mais activos, as incursões pelas ilhas, os desportos náuticos, enfim a descoberta de uma oferta muito ligada à Natureza e à biodiversidade, num ano que lhe é particularmente dedicada.

Outro motivo de interesse é o 'caminho dos pés descalços', uma iniciativa do Hotel Jardim Atlântico, que tem tido uma grande aceitação entre a diversificada clientela daquela unidade hoteleira dos Prazeres (Calheta), e que montou na BTL um 'mini-caminho' que tem atraído as atenções e participação dos visitantes.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos