quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Empresas de Santana em central de compras

25 empresas já estão inscritas para a formação que decorre na Casa da Cultura
Data: 20-01-2010




As empresas do concelho de Santana estão a ser sensibilizadas pela Câmara Municipal para aderirem a uma formação sobre o novo modelo de plataforma de compras e vendas públicas. O presidente da autarquia disse ao DIÁRIO que querer ajudar alavancar a economia local ao chamar os fornecedores do município a participar nesta iniciativa governamental que leva dois anos de existência e que tem vindo a poupar aos cofres das instituições públicas largos milhões de euros.

As entidades que prestam serviços através do sistema electrónico devem estar certificadas pelo Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER). Antes, a certificação é concedida após apreciação de um documento de conformidade, elaborado por um auditor de segurança, que ateste a conformidade da plataforma electrónica com as condições e os requisitos tecnológicos exigidos.

É exactamente isto que o presidente da autarquia quer ver implementado, ao ter chamado ao Salão Nobre da autarquia 50 empresários locais mostrando a vontade de a Câmara abrir a uma maior franja de fornecedores e igualmente demonstrar as vantagens desta nova ferramenta.

Rui Moisés afirmou àqueles que aderiram que terão a possibilidade de saberem quais as necessidades e em que termos se pretende obter os produtos que a Câmara necessita. Além disso, sublinhou que cada empresa pode ter acesso aos valores das propostas concorrentes, entre outras vantagens enumeradas pelo autarca.

Para isso, adiantou que em pareceria com uma empresa da Região, única certificada para o efeito, irá garantir aos interessados uma formação específica na próxima semana na Casa da Cultura em período pós-laboral.

Por detrás desta iniciativa, que Moisés classifica como uma "mais-valia para todos", mas não deixa de referir que é também uma forma da Câmara vir a poupar algum dinheiro na aquisição de bens para as várias utilizações ao serviço do município.

Para já, a nível nacional são as pequenas e médias empresas que representam a maioria dos fornecedores do Estado num total de 73 por cento, o que atesta bem a participação e o sucesso do modelo que está agora a ser implementado nesta cidade do Norte.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos