terça-feira, 5 de janeiro de 2010

'Cantar dos Reis' faz da tradição espectáculo

Curral, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Funchal e outros recriam iniciativa para o povo
Data: 05-01-2010



Curral das Freiras, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Ilha, Funchal (e um pouco por toda a Região) celebram hoje, em espectáculos públicos, o Cantar dos Reis, depois de ontem, na Camacha ter-se começado a cumprir este costume.

Nas várias localidades, a iniciativa, que para muitos encerra a quadra natalícia, serve de arranque para uma noite/madrugada a cantar de porta em porta, como manda a tradição. Em algumas freguesias, a tradição de ir pelas casas foi substituída pela concentração dos grupos num único ponto, permitindo assim que mais pessoas possam desfrutar dos versos preparados para esta quadra, sobretudo pelos grupos populares. Alguns dos grupos participam em mais do que um dos eventos, daí o reajuste horário, para permitir não só a mobilidade dos elementos, mas também a transmissão televisiva, no caso da iniciativa a ter lugar na Ponta do Sol.

Ribeira Brava a abrir

A primeira das iniciativas tem lugar na Vila da Ribeira Brava, logo ao cair da noite. Depois das 19 horas, as atenções na baixa ribeira bravense convergem para a marginal, onde seis grupos dão o mote para uma noite de cantorias.

A abrir, o Grupo de Reis da Casa do Povo da Ponta do Sol, seguindo-se a 'prata da casa', com os grupos de 'reis' de Campanário, Serra de Água, Tabua e Ribeira Brava. O encerramento faz-se com o Grupo de Reis da Casa do Povo de Santa Cruz.

Ilha a cantar

Na Freguesia da Ilha, a festa começa pelas 20 horas com a concentração dos participantes na sede da Casa do Povo. Segundo nota desta instituição, o tradicional Cantar dos Reis encontra-se "enraizado" na comunidade local, que uma vez mais junta-se para ir pelos sítios desejando um ano novo repleto de realizações. Nesta Freguesia de Santana, a Paróquia junta-se à Casa do Povo na promoção do evento, que conta com diversos grupos, entre eles os idosos do Centro de Convívio.

Curral mantém tradição

Às 21 horas é a vez do Curral das Freiras promover mais uma edição do Cantar dos Reis, iniciativa da Casa do Povo local que tem por objectivo manter bem vivas as tradições madeirenses associadas ao mês dos Reis Magos, já habitual nesta freguesia interior de Câmara de Lobos. Depois das visitas aos presépios da freguesia, uma actividade que todos os anos acontece no Curral das Freiras, a noite é dominada pelo Cantar dos Reis, espectáculo a ter lugar no centro da Freguesia, mais propriamente no Largo das Vendas, com a participação de oito grupo de diferentes recantos da Ilha, de Norte a Sul, de Este a Oeste.

Meia dúzia dos agrupamentos vêem em representação das respectivas casas do povo. Do Norte, mais concretamente de Santana, e com honras de abertura do certame, estará o grupo da Casa do Povo de São Roque do Faial. Da Calheta vêm o maior contingente. Além dos grupos das casas do povo da Ponta do Pargo e da Fajã da Ovelha, também participa o Grupo da Estrela da Calheta. Em representação do Município da Ribeira Brava, uma vez mais o grupo da Casa do Povo de Campanário marca presença no Curral, o mesmo acontecendo com o grupo da Casa do Povo de Santa Cruz. Entre as representações das casas do povo participa ainda o Grupo Folclórico Monte Verde, e como não poderia deixar de ser, o grupo anfitrião, da Casa do Povo do Curral das Freiras, encerra o evento comemorativo do Cantar dos Reis.

Ponta do Sol na TV

Quase à mesma hora (21h30), mas na Vila da Ponta do Sol, acontece igualmente um espectáculo alusivo ao Cantar dos Reis, desta feita com a particularidade de ser transmitido em directo pela RTP/Madeira. Tendo como 'pano de fundo' a zona histórica da vila ponta-solense, nomeadamente o Centro Cultural John dos Passos e o edifício dos Paços do Concelho, este evento promovido pelo Grupo de Folclore da Ponta do Sol, acontece pelo sétimo ano consecutivo, vindo paulatinamente a afirmar-se como evento cartaz nesta efeméride.

Dez grupos prometem recrear a tradição do Cantar dos Reis, na maioria oriundos do próprio Município. São eles o Grupo Tradicional de Reis da Lombada, Grupo de Folclore do Porto da Cruz, Grupo de Folclore de Ponta do Sol, Brinquinho e grupo de castanholas da Lombada, Grupo dos Canhas, Grupo do Campanário, Grupo da Madalena do Mar, Grupo de S. Caetano e Terças, um grupo de emigrantes e o Grupo Coral da Casa do Povo da Ponta do Sol.

Funchal em grande Na cidade do Funchal os Reis não são esperados à porta das pessoas, pois a festa vai fazer-se no Auditório do Jardim Municipal, onde é esperado que as pessoas se juntem à festa. À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores e desde 2003, a Associação Encontros da Eira organiza o evento, que conta com vários grupos convidados. O objectivo é perpetuar as tradições e saberes ancestrais da tradição madeirense, valorizando com simultaneamente as Festas de Natal e Fim de Ano da Região Autónoma da Madeira.

Integrada na programação deste cartaz promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Transportes, a festa conta a partir das 21h30 com temas religiosos e profanos trazidos de vários pontos da ilha pelas actuações do grupo de música tradicional madeirense que está à frente desta organização, da Banda Seca Pipas, das Seis P'o Meia Dúzia, do Grupo Teatral de São Gonçalo, da Gaitúlia (grupo de gaitas de foles), do Grupo de Cantar os Reis da Nogueira e do Grupo Folclórico de Romarias Antigas do Rochão. As Escolinhas de Formação do Professor Duarte Inácio (Ponta do Sol) e da Associação Encontros da Eira trazem ao público também o trabalho que vem sendo realizado junto dos mais novos, na área dos instrumentos tradicionais de cordas.

Em termos de repertório, apresentam temas tradicionais do Seixal, da Camacha, de São Vicente e do Caniçal, entre outros. Para a realização deste espectáculo, de entrada livre, associaram-se a Delta Som, a Camfor e a RDP Madeira. Durante o espectáculo serão distribuídas algumas iguarias típicas da época.

Outros cantares

Em São Vicente, a ADENORMA - Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira vai Cantar os Reis aos funcionários e ao executivo da Câmara Municipal pelas 14h30, enquanto no Funchal, será o Grupo de Cantares da Casa do Povo de São Martinho a cantar os reis na Câmara, que este ano volta a oferecer um bolo rei gigante na Praça do Município para todos os que se queiram juntar para partilhar desta tradição. A partir das 17 horas.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos