segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Câmara de Lobos constrói nova praça (Câmara de Lobos)

Autarquia colocará no espaço busto de Simón Bolívar oferecido pela comunidade camaralobense








A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, em colaboração com a comunidade camaralobense radicada na Venezuela, sobretudo, em Caracas, vai construir uma pequena praça para a colocação do busto de Simón Bolívar, na sequência do intercâmbio cultural entre a Câmara Municipal e a Associação Civil dos Filhos de Câmara de Lobos, com o aval do Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela.

Acordo definido entre ambas as partes




Na sequência desse acordo, segundo salienta o presidente da autarquia, Arlindo Gomes, ficou estabelecido que a Câmara Municipal de Câmara de Lobos será a entidade responsável pela disponibilização do terreno e pela construção da praça; a Associação Civil dos Filhos de Câmara de Lobos doará o busto de homenagem a Simón Bolívar e o Consulado da Venezuela elaborará o projecto, que é da autoria dos arquitectos Santiago Martin Arias e Guilhermo Jaime Garcia.
Arlindo Gomes diz que a praça com o busto deverá ser inaugurada na última semana de Abril de 2010, altura em que se comemorará, na Venezuela, o Bicentenário do dia “19 de Abril de 1810”, dia em que foi declarada a Independência daquele país.
O local escolhido pela Câmara Municipal, para a construção da praça, foi o jardim público localizado na margem esquerda da Ribeira do Vigário, entre a Avenida Nova Cidade e o Caminho do Vigário, da freguesia de Câmara de Lobos.

Zona de expansão e de dinamização


(sera nesta zona)

O edil Arlindo Gomes diz que «sendo esta zona da cidade um local em expansão, é importante intervir na constituição e na definição dos espaços públicos, procurando introduzir elementos de caracterização e de dinamização do espaço urbano».
A implantação da praça no jardim da Ribeira do Vigário, determina a construção de um novo espaço público pavimentado, com destaque para a colocação do elemento escultórico do busto de homenagem a Simón Bolívar.
Quanto aos materiais a aplicar e por sugestão dos técnicos autores do projecto, pretende-se a aplicação de calçada regular alternada na cor preto e branco, para o pavimento da praça.
O murete de suporte será em betão revestido por patelas rectangulares de basalto. A base de suporte do busto será em betão aparente bujardado.





Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos