quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Bolo rei com 520 kg “encheu” Praça do Município




Pelo quinto ano consecutivo, a Câmara Municipal do Funchal voltou a presentear a população com um bolo rei gigante, uma iniciativa que, na tarde de ontem, atraiu largas centenas de pessoas à Praça do Município. O bolo pesava 520 kg e media 160 metros de comprimento. O tempo ajudou, permitindo uma véspera de Dia de Reis com alegria, partilhada num salutar convívio.


Largas centenas de pessoas concentraram-se ontem na Praça do Município para antecipar as celebrações do Dia de Reis (hoje, 6 de Janeiro) , através da iniciativa da Câmara Municipal do Funchal que, uma vez mais, ofereceu um bolo rei gigante, num ambiente de grande convívio.
«Os “reis” estão connosco!», disse o presidente da Câmara Municipal do Funchal, saudando os grupos de cantores, que ostentavam uma indumentária própria da quadra.
À porta dos Paços do Concelho, uma das formações responsáveis pela animação, o grupo de “reis” da Casa do Povo de São Martinho (Funchal) entoou alguns cânticos alusivos à quadra, nos quais se fez acompanhar pelo edil, respectiva vereação e demais populares.
Após os cânticos, Albuquerque enalteceu a grandiosidade do bolo-rei e convidou todos os presentes a provarem.
«Temos aqui, na Praça do Município, 520 quilos de bolo numa extensão de 160 metros de comprimento. Penso que faz parte do Guiness», revelou.
Perante um cenário de alegria, Miguel Albuquerque agradeceu o facto de São Pedro ter ajudado à festa.
O autarca aproveitou a ocasião para desejar «um bom ano a todos os madeirenses».
O bolo gigante foi confeccionado com 250 kg de farinha, 40 kg de manteiga, 35 kg de açúcar, 800 ovos, 60 kg de frutos secos, 130 de frutas cristalizadas, 90 kg de sultanas, rum, Vinho Madeira e fios de ovos.
Além do grupo da Casa do Povo de São Martinho, também cantou, nesta iniciativa promovida pela autarquia do Funchal, um agrupamento de alunos da Escola Profissional de Agentes de Serviços e Apoio Social (instalada na Universidade Católica- extensão da Madeira).


O bolo rei foi confeccionado com 250 kg de farinha, 40 kg de manteiga, 35 kg de açúcar, 800 ovos, 60 kg de frutos secos, 130 de frutas cristalizadas, 90 kg de sultanas, rum, Vinho Madeira e fios de ovos.



Doçaria carregada de simbolismo

Não é possível falar-se na doçaria típica da época natalícia, sem se falar do famoso Bolo Rei, com a sua forma de coroa, as suas frutas cristalizadas e frutos secos (amêndoas, nozes e pinhões), a fava e o brinde. Este bolo está carregado de simbologia, muito sinteticamente pode dizer-se que este doce representa os presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus. A côdea (a parte exterior) simboliza o ouro; já as frutas secas e as cristalizadas representam a mirra; por fim, o incenso está representado no aroma do bolo.Natal todos os diasA explicação para a existência da fava no interior no bolo rei está ligada a uma lenda, segunda a qual quando os Reis Magos viram a Estrela de Belém que anunciava o Nascimento de Cristo, disputaram entre si o direito de entregar ao Menino os presentes que levavam. Como estes não conseguiam chegar a um acordo, um padeiro, para pôr termo à discussão, propôs fazer um bolo com uma fava no interior da massa, em seguida, cada um dos três magos do Oriente pegaria numa fatia, o que tivesse a sorte de retirar a fatia que possuísse a fava, ganharia o direito de entregar os presentes a Jesus. Não se sabe qual foi contemplado com a fatia premiada, pode ter sido qualquer um dos três, Baltasar, Belchior ou Gaspar. É claro que isto é só uma lenda, o Bolo Rei tem, na verdade origens francesas (como veremos mais de seguida). A receita do Bolo Rei correu mundo, muito contribuiu para isso a fama que o bolo ganhou de proporcionar prosperidade a quem comesse a fatia que possuísse a fava. Contudo, dita a tradição que quem receber a fatia com a fava, tem de oferecer o Bolo Rei no ano seguinte.

Fonte: http://natalnatal.no.sapo.pt/pag_simbolos/bolo_rei.htm




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos