sexta-feira, 12 de junho de 2009

Apoio de oito mil euros para pintura da Igreja do Seixal


(Vitor Reinecke in Olhares)


A autarquia do Porto Moniz concedeu um apoio financeiro de oito mil euros ao Conselho Económico da Paróquia do Seixal para as obras de pintura do exterior da Igreja e dos muros de suporte do adro, bem como para a pintura e impermeabilização das infiltrações existentes nas paredes da Casa Paroquial.




A Câmara Municipal do Porto Moniz resolveu conceder, na última reunião da autarquia, no início desta semana, um apoio financeiro no valor de oito mil euros para as obras de pintura do exterior da Igreja do Seixal.
Trata-se de uma resolução que surge no seguimento da aposta que tem vindo a ser seguida por aquela edilidade na área da cultura e na manutenção e preservação do património religioso do concelho do Porto Moniz, neste caso concreto na freguesia do Seixal.
O apoio foi concedido ao Conselho Económico da Paróquia do Seixal, entidade responsável pela contratação da empreitada que irá proceder às referidas obras.
A intervenção, segundo os dados facultados ao Jornal da Madeira pela autarquia, irá englobar não apenas a pintura do exterior do referido templo, como também os muros de suporte do adro. Além disso, proceder-se-á igualmente à pintura e impermeabilização das infiltrações existentes nas paredes da Casa Paroquial.
As obras deverão ir para o terreno brevemente, sendo que, desta forma, «fica protegida e renovada parte do património religioso e cultural da Freguesia do Seixal».


Câmara apoia actividades do Ano Internacional da Astronomia

A outro nível, a Câmara Municipal do Porto Moniz está a apoiar a realização de actividades no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Astronomia (que se assinala este ano).
Neste domínio, é de referir que têm vindo a realizar-se - e estão programadas - diversas acções no Centro de Ciência Viva do Porto Moniz, as quais contribuem para a dinamização do conhecimento educativo e científico.
Entre as iniciativas previstas neste âmbito encontram-se palestras, exposições, projecções de filmes/documentários, entre outras. Destaque ainda para a “Semana Internacional do Espaço”, de 4 a 10 de Outubro, no Centro de Ciência Viva, que irá incluir uma exposição de posters sobre missões espaciais astronómicas (a elaborar pelo Grupo de Astronomia da UMa), bem como apresentações multimédia sobre o mesmo assunto, uma exposição de esculturas e trabalhos alusivos ao Espaço, feitos por várias escolas do 3.º ciclo e secundário da Região, incluindo o Porto Moniz, uma exposição de modelos de foguetes (por parte das escolas), uma palestra em inglês e português subordinada ao tema “Astronomia e o Espaço”, e ainda o lançamento dos protótipos de foguetes funcionais (escolas).





OUTRAS NOTÍCIAS

Câmara adquire debulhadora


A Câmara Municipal do Porto Moniz adquiriu uma debulhadora de cereais, no valor de aproximadamente sete mil euros, que irá ser colocada ao serviço da população. A máquina será colocada no sítio dos Lamaceiros, nas proximidades do Moinho. A compra da debulhadora vem na sequência de uma solicitação dos agricultores do concelho, ficando, assim, colmatada uma lacuna na agricultura local. O objectivo é, também, estimular a produção de cereais e, consequentemente, aumentar a área cultivável e a receita para as economias dos munícipes.


“Madeira Island Ultra Trail” decorre a 5 de Setembro


O Porto Moniz será palco da segunda edição do “Madeira Island Ultra Trail”, iniciativa que irá realizar-se no dia 5 de Setembro.
O percurso da prova principal terá início no centro do Porto Moniz e passará, agora, a ter 105 quilómetros, para um tempo de realização máximo de 25 horas. A prova mantém a oferta do trail, um percurso com cerca de 50 quilómetros, cuja partida será na Encumeada - a última metade do percurso da prova principal.
De acordo com as informações cedidas pela autarquia, o apoio a este evento faz parte da estratégia de afirmar o Município do Porto Moniz como um pólo estimulador e agregador dos desportos radicais e de natureza. Refira-se que, a aposta no turismo desportivo e de aventura, com a criação das condições necessárias à prática deste tipo de actividades, tais como o trial, é, «a espinha dorsal da estratégia de desenvolvimento definida pelo Município do Porto Moniz para os próximos anos».
Tendo em conta a concentração de pessoas que irá proporcionar, esta prova irá contribuir para a dinamização do comércio local e para o aumento da ocupação hoteleira, tendo ainda repercussões positivas na promoção daquele concelho a nível regional, nacional e internacional.
Até ao momento, apesar de ainda faltarem três meses para o evento, já existem cerca de 50 inscritos nas várias modalidades, mas a organização acredita poder alcançar as duas centenas de inscritos, «catapultando a imagem da Madeira, particularmente a do Porto Moniz, associada a um evento de características únicas, sui generis, onde a dureza do desafio se encontra intimamente ligada à beleza das suas paisagens». Mais informações sobre o evento, podem ser encontradas no endereço www.madeiraultrarail.com.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos