domingo, 14 de junho de 2009

Região espera 5 mil russos à boleia das 'novas rotas'






Data: 14-06-2009


A aposta levou o Turismo de Portugal e a ANA a investir meio milhão de euros para garantir cinco viagens entre Lisboa e Moscovo. Na primeira semana e em apenas duas viagens, pelo menos 100 turistas russos desembarcaram na Madeira graças à nova ligação garantida pela TAP.





O madeirense Bernardo Trindade, Secretário de Estado do Turismo, esteve em Moscovo, promovendo uma reunião com os operadores locais. Um encontro que se mostrou muito frutuoso, ao que se apurou, já que estes profissionais mostraram muito interesse por Portugal.

Cristiano Ronaldo, José Mourinho e Mariza são os rostos dos 50 cartazes que foram espalhados pela cidade de Moscovo e que durante três meses apresentam, em língua russa, as características da oferta turística portuguesa.

"No meu país existe a maior praia de areia da Europa", "o meu país tem 220 dias de sol por ano" e "o meu país tem a única capital europeia onde o sol se põe no mar" são os testemunhos utilizados nesta campanha destinada à Rússia, um mercado com 10 milhões de turistas, que fazem férias todos os anos.

A Rússia representa, este ano, o quarto mercado com maior investimento em comunicação externa por parte do Turismo de Portugal, apenas precedido pelo Reino Unido, Alemanha e Espanha, as entidades portugueses assumiram um objectivo muito ambicioso: até 2010, fazer chegar aos 50 mil o número de russos que visitem anualmente o nosso país.

Já a TAP que transportar 45 mil passageiros nas cinco ligações semanais - segundas, quartas, quintas e dois voos aos sábados - tendo registadas mais de 9.700 reservas feitas até Dezembro.

Tal como o DIÁRIO havia noticiado, a tarifa da TAP para os operadores situa-se entre os 550 e 600 euros - ida e volta Moscovo-Madeira - com a possibilidade de os passageiros poderem permanecer até 24 horas em Lisboa, durante as escalas.

Em termos de pacote de férias trata-se de uma boa notícia, já que actualmente os turistas russos que se deslocam à Madeira pagam muito mais pela viagem, com escalas menos agradáveis, devido ao tempo de espera, em aeroportos da Alemanha ou da Áustria, por exemplo. Embora nos dois primeiros voos 40% dos passageiros que desembarcaram em Lisboa seguiram para a Madeira, os especialistas consideram que a Madeira poderá beneficiar em 10% dos passageiros que a TAP transportar. O que deixa antever a chegada de 5 mil russos/ano.

6.901 russos na região

De acordo com as estatísticas oficiais, a Madeira recebeu o ano passado 6.901 hóspedes russos, que pagaram 49.341 dormidas. A procura pela Madeira subiu com a realização de um charter durante o Verão passado, já que nos primeiros cinco meses deste ano apenas 10 russos tinham sido identificados no Aeroporto da Madeira, contra os 109 que em igual período do ano passado tinham desembarcado.

O mercado russo é, contudo, importante pois representa um novo cliente, que a Região está interessada em conquistar.

Já o número de hóspedes da Rússia em Portugal registou um aumento acima dos 30% de 2007 para 2008, contabilizando 51.600 hóspedes e 200.200 dormidas no ano passado. A aposta portuguesa surge, contudo, numa altura em que a expectativa para este ano é de uma queda de 22% no fluxo turístico provenientes daquele país, pois apenas 6 milhões de russos deverão passar férias fora do seu país.



DN Madeira



Aviao Russo da Gazpromavia que trouce os Russos o ano Passado



(JorgeAbreu)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos