domingo, 28 de junho de 2009

"Escorpião" amanhã no porto


Lancha da classe Argos reforça dispositivo naval da da Zona Marítima da Madeira





O dispositivo naval do Comando de Zona Marítima da Madeira recebe, durante o dia de amanhã, mais um meio para a fiscalização das nossas águas.
Está assim cumprida a promessa de Fernando Melo Gomes, Almirante Chefe do Estado Maior da Armada, que referiu, durante as cerimónias do dia da Marinha, em 2008, que na medida do possível a Madeira teria, a partir de 2009, dois meios em permanência na Região, o que foi reforçado, posteriormente, por Saldanha Lopes, Comandante Naval, quando de deslocou à Madeira em Novembro do ano passado.
Com uma Armada cada vez mais debilitada em termos de meios de fiscalização e patrulhamento costeiros, a aposta na vinda de uma lancha da classe "Argos" para a Região revela-se um passo importante em benefício da nossa Zona Económica Exclusiva, com a chegada, à Região, do "Escorpião".
Esta lancha, que faz parte do efectivo da Armada desde 1991, tem uma guarnição de um oficial, um sargento e seis praças, embarcados em 27 metros de comprimento, 94 toneladas de deslocamento e um calado de 2,8 metros, podendo, no entanto, atingir uma velocidade de 26 nós, o que significa, nesta altura, cerca do dobro da velocidade do navio-patrulha.
Esta medida, anunciada no final da semana passada pelo Comando de Zona Marítima da Madeira, acaba por ser importante numa altura em que se aproxima o Verão e, como tal, os navios que visitam as nossas águas fazem-no, na maior parte das vezes, para visitas rápidas às ilhas mais a sul, as Selvagens.
A permanência nas nossas águas da "Escorpião", comandada pelo Segundo-Tenente Paciência da Silva, não significa, porém, que fique permanentemente no porto do Funchal, até porque um dos pontos fortes deste tipo de lanchas é o patrulhamento e fiscalização das nossas águas. Não está previsto o prazo de permanência deste meio da Armada nas nossas águas, mas sabe-se que o navio-patrulha Zaire vai ao encontro da mesma durante o dia de hoje para acompanhar o final da viagem até ao Funchal.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos