sexta-feira, 26 de junho de 2009

Planos de Urbanização para o Porto da Cruz







A Câmara Municipal de Machico vai lançar, no âmbito do Plano Director Municipal, planos de urbanização para vários sítios do Porto da Cruz.
O objectivo, sublinha Emanuel Gomes, é definir regras, ao nível do ordenamento do território, para aquelas localidades, desde cérceas a tipificações, por forma a conjugar o desenvolvimento que a autarquia tem vindo a proporcionar a todas as freguesias do concelho com regras de protecção ambiental e de enquadramento da paisagem envolvente.
A outro nível, a autarquia solicitou à Direcção Regional do Ambiente o adiamento, para o próximo ano, do hastear da Bandeira Azul na praia de Machico uma vez que, através da Secretaria Regional do Equipamento Social, estão a ser efectuadas obras de consolidação das fundações das muralhas da ribeira de Machico, perto da foz. Aliás, a notícia foi veiculada em nota enviada à Comunicação Social e depois confirma pelo edil.
As obras em questão referem-se à ligação da marginal à ribeira, entre a escola básica e o caminho do Cais, sendo que os trabalhos obrigam a escavações dentro da ribeira, o que provoca o lançamento de águas pouco límpidas até ao mar, podendo provocar uma diminuição da qualidade de água para níveis inferiores aos exigidos pela União Europeia.
Na nota, a autarquia garante que vai continuar a monitorizar a qualidade da água, com análises regulares, adiantando que os resultados serão expostos, «sendo certo que não resulta deste facto qualquer impedimento para o pleno funcionamento da praia de São Roque, bem como da praia da Banda de Além. (a de areia amarela).
«A Câmara Municipal de Machico informa ainda que, criadas as condições necessárias, foi atribuída também a categoria de “praia acessível” nessa mesma zona balnear,.
Aliás, o hastear da respectiva bandeira aconteceu ontem à tarde, pelos alunos do Centro de Actividades Ocupacionais


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos