domingo, 14 de junho de 2009

Estrada e escola para fixar jovens no Curral das Freiras


(Nuno Martins in Olhares)


O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos admite que uma ligação rodoviária ao Curral das Freiras (a partir da via rápida ao Jardim da Serra) e a construção de uma escola secundária na freguesia, podem vir a contrariar a saída dos casais jovens da localidade. Arlindo Gomes reconhece que os dois investimentos são avultados, contudo têm retorno garantido, visto potenciarem a fixação da população jovem e, por outro lado, incrementar o turismo. As estatísticas revelam que os casais jovens têm vindo a abandonar o Curral das Freiras em busca de melhores condições de vida e novas perspectivas profissionais.



A freguesia do Curral das Freiras tem vindo a perder população, sobretudo jovens que procuram em outras paragens novas oportunidades para a sua vida. Ciente desta realidade, o presidente da autarquia de Câmara de Lobos, Arlindo Gomes reconheceu que aquela é «a única freguesia que ainda não tem criada atractividade para fixar os jovens».
Segundo o autarca, «existem razões» para a saída dos jovens da localidade, nomeadamente ao nível das acessibilidade ao Curral das Freiras e pelo facto das escolas estarem fora da freguesia «o que faz com que muitos casais jovens optem por viver no Funchal».
Por outro lado, o presidente da autarquia camaralobense considera que a saída da população jovem prende-se ainda com razões profissionais e de organização familiar. Além disso, refere que muitas pessoas do Curral das Freiras emigraram e nunca mais voltaram.
Em termos de caracterização económica, Arlindo Gomes refere que a maioria dos três mil habitantes da freguesia dedicam-se à agricultura, pelo que se torna mais difícil manter os jovens na localidade.
O autarca dá como exemplo a realidade observada nos concelhos nortenhos, cujas situações são «bem mais preocupantes», segundo as estatísticas que revelam desequilíbrios significativos entre as taxas de natalidade e de mortalidade.
Arlindo Gomes congratula-se ainda assim pelo facto do Curral das Freiras não registar uma diferença tão acentuada, embora reconheça que a juventude está a sair da freguesia.
Como manter os jovens no Curral das Freiras? Arlindo Gomes admite ponderar a construção de uma escola secundária e uma ligação rodoviária a Câmara de Lobos. «Se for para manter a população jovem no Curral das Freitas a construção da escola deve ser ponderada», destaca o presidente da câmara. Sobre o acesso, as perspectivas são hoje mais animadoras.
Tal como referiu «é uma obra com custos elevados», mas que Arlindo Gomes considera que «tem retorno em termos de investimento». As vantagens, segundo afirmou, é que uma nova ligação abriria a freguesia ainda mais ao turismo, potenciando a dinamização comercial.
«Hoje há várias alternativas, nomeadamente a partir da ligação da via rápida do Jardim da Serra, que passa um pouco abaixo da Boca dos Namorados. Há anos, fazer um túnel era complexo, mas hoje uma obra dessa está mais facilitada», realçou o autarca, confirmando ter já conversado sobre isso com especialistas na matéria.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos