sábado, 27 de junho de 2009

Canhas quer pavilhão e unidade hoteleira








Um pavilhão gimnodesportivo e o prolongamento do ensino até ao 9º ano: estas as duas grandes aspirações do presidente da junta de freguesia dos Canhas. Duas pretensões que não estão programadas mas que Luís Romão gostaria de ver surgir a não muito longo prazo.
Luís Romão também queria algo mais da iniciativa privada. Para o sítio dos Anjos (que ao contrário do que muitos pensam, pertence à freguesia dos Canhas), o presidente da junta ambiciona uma unidade de turismo rural. Lamenta que ainda não tenha aparecido um privado que queira usufruir das excelentes condições climáticas e dos bons acessos ao mar que aquele sítio oferece.
«Já houve a intenção de projectos para aquela zona mas não passou disso», refere.
Há três mandatos à frente da junta dos Canhas, Luís Romão tem ainda muitas aspirações para aquela freguesia do concelho da Ponta do Sol. Assim, destaca também a importância de ser criada uma praça junto à igreja, assim como uma zona de lazer na Estrada do Paúl da Serra. Esse espaço poderia ser concretizado ou na Malhadinha ou na Cova Grande, conforme exemplifica.
No que diz respeito a obras feitas, o presidente da junta de freguesia dos Canhas destaca também muitas. Em primeiro lugar, fala da mais recente: a asfaltagem da Estrada Regional 222.

Rede de água potável foi melhorada

Reporta-se também aos grandes melhoramentos feitos ao nível da distribuição de água potável, referindo que neste momento, a rede está a 80 por cento.
As zonas altas da freguesia dos Canhas são ainda penalizadas. No que toca à educação,a freguesia cujos destinos da junta são presididos por Luís Romão, não se pode queixar. Tem uma creche (de iniciativa privada) e as escolas do ensino básico foram ou vão ser alvo de melhoramentos. A escola do Carvalhal foi submetida a melhoramentos há seis meses. A do Lombo dos Canhas foi recuperada há dois anos. Faltam apenas intervenções na escola do Vale e Cova do Pico.
A Terceira Idade, e ainda segundo Luis Romão, também está bem servida. Os Canhas tem um lar com capacidade para 24 utentes, assim como um centro de dia.
Ao nível da Saúde, e conforme frisa o presidente da junta de freguesia dos Canhas, não há, igualmente, razões de queixa. O Centro de Saúde é novo e está a conseguir dar resposta às necessidades da população da freguesia.
Quanto a acessos viários, Luís Romão admite que ainda há alguns sítios que estão sem estrada.
Realça contudo, que esses sítios são essencialmente agrícolas, acrescentando que a Câmara Municipal da Ponta do Sol está a apostar na sua concretização. Já foram concluídos três caminhos agrícolas, estão dois em obras e outros três estão em fase de adjudicação, conforme diz saber o presidente da junta de freguesia dos Canhas.

Via expresso e Centro Multifunções

A via expresso e o centro multifunções são duas das obras programadas para os Canhas e que o presidente da junta de freguesia local faz questão de destacar como dois investimentos que vão vir melhorar, ainda mais, as condições de vida daqueles que ali residem.
Questionado sobre quais as principais preocupações colocadas pela população nos contactos que com ela mantém, Luís Romão refere que o maior problema é o do emprego.
Quanto às actividades da própria junta, Luís Romão destaca o trabalho que tem vindo a ser feito no sentido de serem cobertos todos os poços da freguesia.

Junta quer tapar todos os poços

«Em 2008, fornecemos material para a tapagem de 12 tanques. Em 2009, já vamos em quatro tanques», afirma Luís Romão, o qual adianta ainda que o objectivo é o de tapar todos os poços existentes. Uma tarefa que nem sempre é fácil porque muitos desses poços são de herdeiros, alguns deles emigrados.
No que toca à toponímia, o presidente da junta dos Canhas garante que a mesma está em fase de conclusão.
Por outro lado, adianta ainda que a junta está a fornecer materiais a todos os agricultores que queiram melhorar as levadas.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos