terça-feira, 23 de junho de 2009

Nova Câmara de Machico tem início no próximo ano

O


(O Actual edificio da Câmara Municipal por Rui Sousa)


(Paulo ALves in Olhares)


A nova Câmara Municipal de Machico começará a ser construída ao longo do próximo ano. O edifício, a executar pela Secretaria Regional do Equipamento Social, incluirá, para além da área destinada aos serviços municipais, um centro de convívio para a Terceira Idade. O Governo Regional vai ainda, no concelho de Machico, construir uma promenade no Porto da Cruz e ampliar o cais do Porto da Cruz.

O Governo Regional vai construir uma “promenade” no Porto da Cruz, que servirá de acesso pedonal à praia da Maiata. A obra terá início durante este mandato, muito possivelmente em 2011, embora não haja ainda uma data definitiva.
Aliás, o mesmo acontece em relação à obra de ampliação e beneficiação do cais do Porto da Cruz, igualmente uma obra da Secretaria Regional do Equipamento Social.
Ainda no concelho de Machico, merece destaque o novo Edifício para Serviços Municipais. A nova Câmara vai começar a ser construída durante o próximo ano e vai permitir, conforme o presidente da Câmara de Machico já disse, em anterior ocasião, ao JM, o aproveitamento do actual espaço para eventos culturais e ainda para serviços da Presidência.
A futura Câmara, como já é do conhecimento público, ficará localizada junto à igreja de Machico.
Este processo encontra-se, neste momento, em fase de elaboração de projecto. Não existe ainda uma memória descritiva, mas pode avançar-se já que, para além das instalações municipais, o novo edifício, que ficará em terrenos a norte da Igreja Matriz, integrará um Centro de Convívio de Terceira Idade.
Acrescente-se ainda que a Praça e Jardins Públicos do Santo da Serra (Machico) é uma empreitada que está em fase de análise de propostas.
Para lançar ao longo deste mandato, temos outras obras no concelho de Machico: Parque de Estacionamento do Caniçal e ligação ao Parque Empresarial de Machico.
A acessibilidade à Vila do Caniçal será, dentro em breve, muito mais fácil.
Reconhecendo que uma eficiente rede de infra-estruturas rodoviárias é sempre um instrumento potenciador do desenvolvimento económico e do progresso social das comunidades, o Governo Regional decidiu mandar construir uma nova ligação entre a Igreja Antiga e o Sítio da Palmeira de Baixo.
A nova ligação permitirá, segundo a memória descritiva, promover o ordenamento urbanístico de uma zona crítica da vila do Caniçal, melhorando também a acessibilidade a uma zona com grandes potencialidades turísticas e de lazer.
O custo da obra ascende os dois milhões de euros, um investimento significativo para aquela freguesia, mas que para além de vir melhorar significativamente as acessibilidades em toda a zona central, facilitará a circulação, os estacionamentos e, inclusive, traduzirá benefícios a nível de redes de esgotos.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos