domingo, 14 de junho de 2009

'Armas' cria empresa com sede na Madeira

Uma bandeira da Região associada a um coração e à designação Madeira...
Data: 14-06-2009




A noticia foi avançada pela RTP-Madeira. A Naviera Armas criou uma empresa subsidiária, participada a 100% pela empresa-mãe. A Naviera Armas Portugal é uma aposta do armador espanhol no mercado português e deixa antever um reforço da oferta de transporte marítimo, quer ao nível dos passageiros, como e sobretudo da carga, entre os principais portos portugueses.

De acordo com as declarações de Antonio Armas Jnr, a criação de uma empresa com sede na Madeira tem como principal propósito a integração nas regras do mercado português, quer ao nível do recrutamento de pessoal, como de legislação da actividade, com destaque para o enquadramento fiscal, embora os navios estejam registados em Espanha.

A Naviera Armas iniciou em 2006 as ligações marítimas entre Canárias e a Madeira, tendo ao longo de 20 viagens realizadas durante o Verão transportado 4.598 passageiros. No ano seguinte (2007) ofereceu 32 viagens, ainda durante os meses de Verão, tendo transportado 9.075 passageiros, para em 2008 iniciar uma revolução, com ligação entre Portimão-Madeira-Canárias, que ao longo de 96 viagens transportou 22.833 passageiros e mais de 6.085 viaturas.

Nos termos da legislação nacional, o armador solicitou ao Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos autorização para realizar ao longo de todo o ano viagens entre o Sul de Portugal, a Madeira e os portos canários de Santa Cruz de Tenerife e Las Palmas, licença válida por dois anos e que o obriga a assegurar viagens semanais entre o continente e a Madeira.

Com esta opção o armador entrou no mercado da carga, que ganhou maior importância a partir de Janeiro último. Nas 68 viagens realizadas nos primeiros quatro meses do ano de 2009, o ferry espanhol transportou 13.871 passageiros, 2.725 viaturas e cerca de 640 TEU's, ou seja igual número de contentores de 20 pés.

Potenciando a grande empatia que o armador espanhol vem granjeando entre os adeptos dos navios e de um modo geral junto dos madeirenses, o 'Volcan de Tijarafe' surgiu sábado no Porto do Funchal com uma bandeira da Região associada a um coração e à designação Madeira. Um marketing insensitivo, que vem conquistando a opinião pública madeirense.

Refira-se, por fim, que a Naviera Armas prepara-se para introduzir na 'linha' da Madeira um novo ferry que terá 176 metros de comprimento 26,40 de boca e 6,40 metros de calado, estando equipado com quatro motores com uma potência total de 46.000 CV, o que permitirá uma velocidade de 25 nós.



O novo ferry terá mais camarotes, 9.000 m2 de acomodação distribuídos em três cobertas, restaurantes, bares e zonas de lazer e na popa haverá uma piscina, com bar e amplos solários com varandas.


DN Madeira

1 comentário:

Não serão aceites comentarios de anonimos