sexta-feira, 19 de junho de 2009

Carros “limpos” pagam menos nos parcómetros (Funchal)




Até o final do ano, a Câmara Municipal do Funchal vai aprovar o regulamento que visa a redução de 50% no pagamento dos parcómetros para veículos híbridos ou eléctricos estando a preparar um outro para atribuir um prémio às empresas que apresentem veículos amigos do ambiente. Estas medidas decorrem do projecto Civitas que propõe a introdução de transportes limpos nas cidades.


Os proprietários de veículos híbridos ou eléctricos passarão a ter descontos nos parcómetros do Funchal.
A medida foi anunciada, ontem, pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, no âmbito de uma acção de sensibilização sobre o Projecto Civitas Mimosa subordinada ao tema “Veículos mais eficientes, menos poluentes, uma cidade mais saudável”, decorrida na sala da Assembleia Municipal.
Segundo adiantou Miguel Albuquerque, o regulamento deverá ser aprovado até o final deste ano. Nessa altura, os proprietários de veículos amigos do ambiente que pretendam usufruir deste benefício público terão que se cadastrar na Câmara.
De acordo com o autarca, a Câmara está, igualmente, a preparar um regulamento que visa atribuir um prémio para as empresas que operem com veículos híbridos ou eléctricos. O prémio será de cinco mil euros anuais.


Alargar Linha-Eco no Funchal

Alcindo Freitas, do Grupo Horários do Funchal, um dos participantes na iniciativa garantiu que o objectivo é desenvolver um trabalho em prol de uma melhor preservação do ambiente, uma melhor qualidade de vida para os cidadãos, economizar combustível fazendo reduzir a factura energética de modo a criar uma cidade agradável.
No Funchal, está a decorrer o projecto-piloto “Linha-Eco”, que “tem resultado como laboratório”, contudo, “há muito caminho para percorrer”, frisou. Por semana, chega a transportar mil pessoas. O objectivo é ir substituindo os autocarros por veículos deste género.
Carlos Veiga, da empresa consultora do projecto Civitas salientou que o Funchal, face ao seu relevo, “é uma das cidades candidatas a ter veículos híbridos e eléctricos”, além do facto de ter emissões elevadas de poluentes face à concentração elevada de veículos”.
Carlos Veiga está confiante que a população vai aderir à Linha-Eco. Em estudo está o seu alargamento para transportes de turismo.


Linha Eco gratuita e autocarro híbrido na zona turística





A Câmara Municipal do Funchal vai assinar dem breve um protocolo com a Horários do Funchal e com a Secretaria Regional do Turismo e Transportes para que a linha Eco seja gratuita. O anúncio foi feito ontem, por Miguel Albuquerque, horas antes à conferência sobre o Projecto CIVITAS. O autarca explicou que, face ao sucesso que o autocarro “Eco” teve por altura do Natal no centro da cidade do Funchal, em que as viagens eram gratuitas, justifica-se este passo da autarquia de modo a incentivar ao transporte não poluente. Para o efeito, o acordo com a HF será no sentido de garantir o transporte gratuito, com a contrapartida da publicidade institucional da edilidade. Os ganhos ambientais justificam esta opção da edilidade, que deverá custar cerca de 100 mil euros por ano aos cofres da autarquia.
Miguel Albuquerque anunciou ainda que, em finais do Verão, por altura da Semana da Mobilidade, de 16 a 22 de Setembro, será iniciado um projecto de mobilidade na Estrada monumental, de ligação de sete em sete minutos, em hora de ponta, entre a Ilma e o Funchal, através de autocarros híbridos. «Essa linha visa, no fundo, garantir que todas as pessoas que vivem ao longo do eixo da Estrada Monumental, na zona da Ajuda e nas zonas de expansão da cidade, na zona turística, possam ter uma acessibilidade ao Funchal cómoda, através de um autocarro de grande qualidade, não poluente, e com circulação de sete em sete minutos».
De referir que, enquanto que a Linha Eco no centro do Funchal será gratuita, a linha “Eco” Estrada Monumental/Funchal será paga, consoante as modalidades a serem anunciadas pela empresa Horários do Funchal, «que não deverá diferir dos preços normais», comentou Miguel Albuquerque.







Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos