sábado, 20 de junho de 2009

Jardim do Mar quer festas na Promenade


(Landa in Olhares)



(PMYMJR in Olhares)





«Aqueles que mais criticaram a obra da protecção da freguesia do Jardim do Mar são os que mais estão a usufruir desse investimento», afirma o presidente da junta. Acácio Sousa lamenta que só ainda não tenha surgido um grande evento na promenade do Jardim do Mar, a exemplo do que acontece noutras freguesias da Madeira. Da sua parte, o presidente da junta do Jardim do Mar refere que as verbas existentes quase não chegam para pagar o pessoal e outras despesas correntes daí que não queira aventurar-se em organizar uma iniciativa cultural e de lazer para a população do Jardim do Mar.
No entender de Acácio Sousa, é de programas festivos e de um polidesportivo que aquela freguesia do concelho da Calheta está a precisar. uma vez que, de resto, tudo o que é obras importantes ou já foram feitas ou estão programadas para breve prazo.
«Estou satisfeito porque as grandes obras foram feitas: a protecção da freguesia apesar das vozes contra. Os surfistas continuam a aparecer e fazer surf nas ondas da freguesia do Jardim do Mar. Não oiço queixas de ninguém sobre isso», assegura o presidente daquele órgão de poder local.
Uma outra obra que veio lavar a “cara” da freguesia, foi a rotunda.
«A entrada na nossa pacata freguesia está muito bonita», considera Acácio Sousa.
Ainda no que se refere ao polidesportivo, o presidente da Junta de Freguesia do Jardim do Mar refere que, em tempos, esta questão foi colocada às entidades competentes. «Tem uns oito anos que eu falei nisto. Na altura, foi dito que não havia crianças suficientes na freguesia para a concretização desta obra». Mas agora «temos alguns jovens e gostava de ver o investimento».
A obra em questão deverá ser incluída no próximo programa de Governo.
Neste programa do actual mandato do Executivo madeirense, ainda falta a concretização de um investimento: o centro de dia que vai funcionar na Quinta da Piedade. Esta quinta já foi adquirida sendo que a obra deverá surgir em 2010. Ainda não há nada em concreto quanto aos serviços que vão funcionar no Centro de Dia, mas o presidente da junta pensa que «a Segurança Social também vai funcionar naquele espaço». Quanto ao edifício da junta, este ficará com mais espaço, uma vez que, actualmente, a junta partilha a casa com a Segurança Social.
Questionado sobre quais as principais dificuldades daqueles que vivem no Jardim do Mar, Acácio Sousa diz que, a exemplo do que acontece noutras freguesias pequenas na Madeira, o que mais falta é emprego. «As pessoas estão com dificuldades em arranjar trabalho e é óbvio que as que arranjam têm de sair daqui», refere.
Com 238 eleitores, o Jardim do Mar tem pouca oferta de postos de trabalho.
Pequena e pacata, aquela freguesia tem sido, contudo, muito procurada por turistas que ali têm comprado residência. «Os turistas gostam muito do Jardim do Mar por ser uma freguesia soalheira, pacata e por estar muito próxima do mar», sublinha.

Todas as veredas com calçada portuguesa

Quanto ao trabalho realizado pela junta - e que conta com a colaboração da Câmara Municipal da Calheta- Acácio Sousa desta a recuperação que está a ser feita de todas as veredas. Todas elas totalizam um quase dois quilómetros, sendo que grande parte delas já foram recuperadas com calçada portuguesa.
A junta também realizou uma obra importante que foi a de ir procurar um canal de água de rega. Assim, aquela freguesia já não tem problemas de falta de água de rega como tinha antigamente, particularmente na época de Verão.
«Já foi mais fácil ser presidente de junta. As pessoas exigem muito mais e nós não temos verbas para dar resposta a essas exigências. O meu objectivo é cumprir o que estava programado e estou a cumprir», diz-nos, em jeito de conclusão, o presidente da junta do Jardim do Mar, o qual vai já no seu quarto mandato à frente daquele órgão de poder local.
«É altura de dar lugar aos mais novos», refere ainda em jeito de despedida da presidência da junta, trabalho que diz ter abraçado «com muito empenho e dedicação».


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos