sábado, 20 de junho de 2009

Hospital Central terá cinco hospitais de dia

O programa base do futuro estabelecimento hospitalar da Madeira ficará localizado em Santa Rita e contempla três blocos








O novo hospital, de acordo com o programa base, que não ainda a memória descritiva definitiva, vai comportar cinco hospitais de dia, nos quais as pessoas entram e saem no mesmo dia: o polivalente, a psiquiatria, a pediatria, de nefrologia (diálise) e de doenças infecciosas.
O edifício será composto por três blocos, interligados entre si, com a maioria dos serviços do ambulatório localizada no piso 1.
Por outro lado, as consultas externas serão constituídas por uma zona de entrada (ligada directamente à admissão de doentes), seis sectores de consultas distribuídas segundo a respectivas especialidades e sua inter-relação com outros serviços (tendo o sector de Pediatria sido localizado por forma a ter acesso mais directo do exterior e sem interferência com outros sectores) e núcleo de gabinetes (que ocupa a parte posterior do serviço interligando-se com todos os sectores da consulta externa.
As consultas externas terão ligações preferenciais com os exames especiais, imagiologia e hospital de dia polivalente, para além do centro de colheitas, todos estes serviços situados no mesmo piso.
Também interligado com as consultas externas (sector da neurologia) e com acesso fácil e quase directo a partir da admissão de doentes foi localizado o hospital de dia polivalente.
Os hospitais de dia de psiquiatria e de pediatria, para além do ambulatório de psiquiatria situam-se, também no mesmo piso mas dispõem de entradas directas do exterior. Estes hospitais de dia integram unidades autónomas constituídas também e respectivamente pelos internamentos de psiquiatria e de pediatria.
No mesmo piso (o segundo) situar-se-ão também as Urgências, organizadas a partir de 3 entradas (de crianças, de adultos e de ambulâncias). Foram, também, previstas entradas directas do exterior para a sala de acompanhantes.
A partir das três entradas de doentes referidas, desenvolveram-se os sectores de observação e tratamento e de internamento de curta duração (sectores gerais e de pediatria) e de ortopedia e traumatologia, para além da área cirúrgica comum, apoios, base VMER e núcleo de gabinetes.
Por seu turno, a entrada de doentes em maca (ambulâncias) comunica directamente com as salas de ressuscitação e com uma área (ampliável) destinada a providenciar as situações de catástrofe.
O sector de obstetrícia e ginecologia (com o bloco de partos) localiza-se no piso superior (piso 3) junto da unidade de cuidados neonatais e pediátricos.
No piso inferior (piso 1) foram localizados os Hospitais de Dia de Nefrologia (Diálise) e de Doenças Infecciosas, para além da Medicina Física e Reabilitação.
Estes serviços foram articulados em torno de espaços abertos no seu interior, sendo os de comunicação com as salas de tratamento dos doentes da Diálise e com as entradas deste serviço e do Hospital de Dia de Doenças Infecciosas, situadas ao mesmo nível destes serviços e devidamente ajardinados, possibilitando um usufruto dos doentes em tratamento ou em espera.
O núcleo de gabinetes dos Hospitais de Dia foi localizado entre a diálise e o hospital de dia de doenças infecciosas. Por outro lado, o núcleo de Ensino e Formação Permanente ficará no piso um.


Parque de estacionamento para 1.700



O novo hospital terá 1.700 lugares de estacionamento, incluindo lugares para deficientes. Este parqueamento desenvolve-se em 5 pisos (do piso -3 ao piso 1) e embora interior, é aberto para o exterior em todos os pisos.
Tem entrada e saída de viaturas ao nível do piso -3 (podendo eventualmente vir a dispor de acessos ao nível de outros pisos superiores nas zonas em contacto com as vias exteriores) e acesso pedonal ao nível do piso 1 (através da galeria respectiva), quer para a entrada principal no edifício (com ligação exterior coberta) quer às restantes entradas de doentes e público no edifício.
No exterior foram também previstos vários lugares de estacionamento localizados junto das entradas no edifício e destinados quer a ambulâncias quer a deficientes, quer ainda a viaturas funerárias e respectivos acompanhantes e a viaturas dos serviços de abastecimentos e de instalações e equipamentos. O parque de estacionamento interior serve para estacionamento de pessoal e, também, nas condições que vierem a ser estabelecidas, de público e doentes, podendo ser dividido em dois parques autónomos (um para pessoal e outro para o público e doentes), uma vez que dispõe de dois núcleos de acessos verticais (cada um com escada e dois elevadores de grande capacidade) que serve, cada um deles, os respectivos corpos (em número de dois) abrangidos pelo parqueamento interior.
Quanto a acessos, realce-se que haverá uma via de entrada directa, a mais próxima da via rápida, para os diversos tipos de Urgências (reservada a ambulâncias), completamente separada do restante fluxo de viaturas.
Será ainda construída uma via de entrada para abastecimentos e circulação de carros funerários (entrada secundária) com acesso pela rua situada a Sul do terreno (Travessa Nova do Pico do Funcho) que será alargada com cedência de terreno do hospital, conforme se
Depois, haverá também uma entrada para doentes, visitas e pessoal, localizada na rua principal situada a Poente (Rua de Sta. Rita), nas proximidades da entrada principal do edifício e da entrada de doentes e com acesso imediato e relativamente plano (com desníveis muito suaves) a estas e às outras entradas no edifício.

Com 50 camas e nove berços no total
Unidades de cuidados intensivos e neonatais




A unidade de cuidados intensivos e intermédios de adultos e a unidade de cuidados neonatais e pediátricos localizam-se no terceiro piso (ao nível e com acessos rápidos ao Bloco Operatório e ao Bloco de Partos) e com ligação rápida às Urgências e dos Internamentos.
A Unidade de Cuidados de Adultos, engloba uma sub-unidade de cuidados intensivos polivalente, com 18 camas, divididas por três áreas, cada uma com seis camas e ainda um quarto em cada área, em torno da centralde enfermagem.
Teremos ainda a sub-unidade de cuidados intensivos cérebro-vascular, com quatro camas. Finalmente, haverá uma unidade de cuidados intermédios polivalente, também com 18 camas, desenvolvida, também, em três áreas de seis camas e 1 quarto em cada área, em torno da Central de Enfermagem). Ou seja, no total são 40 camas.
Depois, temos a unidade de cuidados neonatais e pediátricos, englobando uma sub-unidade de cuidados intensivos, com 10 Camas, quatro de pediatria e seis de neonatologia. Haverá ainda uma sub-unidade de cuidados intermédios, com nove berços.
No total, teremos cinquenta camas e nove berços.



Psiquiatria será uma das novidades
Seiscentas camas divididas por 5 pisos




O internamento no novo Hospital será distribuído entre os pisos 2 e 6 e organizado de acordo com o Programa Funcional, agrupando em cada piso três unidades de tratamento e um núcleo central, mas distribuindo as unidades pelos dois corpos dos internamentos de acordo, não só com as suas afinidades mas também com as respectivas inter-relações com outros. No total, serão seiscentas camas.
Este bloco fará ligação directa com os serviços nomeadamente com o bloco operatório (unidades cirúrgicas e de obstetrícia) e com o bloco de partos (obstetrícia).
Ou seja, há o cuidado de agrupar preferencialmente no corpo Sul (mais perto do Bloco Operatório e do Bloco de Partos) as Unidades de Cirurgia e Especialidades Cirúrgicas (incluindo as de Obstetrícia e Ginecologia e Ortopedia e Neurocirurgia) e no Corpo Norte as unidades de Medicina e Especialidades Médicas (incluindo as de Hematologia / Oncologia e de Doenças Infecciosas), ficando a Cardiologia e Cirurgia Vascular também neste Corpo mas no Piso 3 (ao nível do Bloco Operatório). Ao nível inferior (Piso 2) situaram-se os internamentos de Psiquiatria (ligados ao Ambulatório de Psiquiatria e Pedopsiquiatria e com entrada directa do exterior) e o de Pediatria (ligado ao Hospital de Dia Pediátrico e com entrada própria do exterior através de elevador privativo).
Deste modo, teremos, no piso 6, três unidades de tratamento de Medicina e Especialidades Médicas, com 75 camas, duas unidades de tratamento de cirurgia e especialidades cirúrgicas, com cinquenta camas e uma unidade de tratamento com 10 quartos particulares.
No quinto piso, haverá três unidades de medicina e especialidades médicas (75 camas), duas de cirurgia e especialidades cirúrgicas (50 camas) e uma unidade especial de cirurgia e queimados, com 25 camas.
No piso 4, haverá uma unidade de doenças infecciosas, com 15 camas, uma de medicina e especialidades médicas, com 25 camas, uma de hematologia/oncologia, com 18 camas e três unidades de ortopedia/cirurgia da coluna/neurocirurgia, com 75 camas.
No terceiro piso, estará localizada uma unidade de tratamento de cardiologia/cirurgia cardio-torácica / cirurgia, com 30 camas, uma unidade de cuidados intensivos/intermédios de cardiologia, com 12 camas (seis mais seis) e três de obstetrícia/ginecologia, com 75 camas.
No segundo piso, ficam a unidade especial de psiquiatria, com 15 camas, a unidade de pediatria com 25 camas e ainda uma unidade especial de pediatria (incluindo queimados), com 25 camas.
Ou seja, no total, incluindo a unidade de psiquiatria, teremos seiscentas camas.
Frise-se ainda que os serviços farmacêuticos foram localizados no piso zero com acesso do exterior através de cais (pelo arruamento de serviço) e ligação aos núcleos de elevadores de limpos para distribuição aos serviços do hospital (e centros de saúde). Foi previsto um posto avançado (farmácia) no piso 2, para fornecimento de medicamentos aos doentes externos.
Realce-se também que o serviço domiciliário, incluindo uma residencial para doentes e familiares, foi localizado no piso 2 com fácil comunicação com o exterior e próxima do parqueamento interior.









Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos