sexta-feira, 26 de junho de 2009

GIGANTE EUROPEU APOSTA NA MADEIRA DEPOIS DE ABRIR 13 LOJAS EM PORTUGAL.

Maior franchising europeu investe no Fórum Madeira

Data: 26-06-2009








Uma das maiores cadeias internacionais de venda vestuário vai instalar-se na Madeira, antecipando um ano o anúncio feito no início deste ano, em que o Grupo C& A revelava que a estratégia da cadeia para Portugal iria passar pela abertura de uma loja na Madeira em 2010, depois de abrir durante este ano as lojas de Portimão, Tavira, Braga e Guimarães.

De acordo com as informações obtidas, a C&A vai instalar-se no Fórum Madeira, num espaço muito amplo, tendo o contrato já sido celebrado e o espaço a ocupar identificado com a imagem da C&A.

Presente em 18 países europeus, a C&A tem 31 espaços em Portugal - seis das quais 'kids stores' (especializadas em roupa de criança) - e dá trabalho a 35.500 colaboradores nos países em que está representado.

Portugal foi, de acordo com os responsáveis da empresa, um dos mercadores que mais cresceu no último ano, subida de 7%, com o nosso país e Espanha a representarem um volume de vendas de 571 milhões de euros: 118,5 milhões de euros obtidos nas lojas portuguesas e 415 milhões gerados no mercado espanhol.

A operação portuguesa da C&A registou o segundo maior crescimento do grupo, com 18,5%, apenas superado por Espanha, que assinalou 19,3%. E as vendas em Portugal significam 4% do total do seu volume de negócio.

No conjunto de todos os países europeus onde a empresa está presente, o crescimento foi de 3% em relação ao ano anterior. A C&A tem 1.332 lojas e que registaram vendas gerais de 6,3 mil milhões de euros no ano fiscal de 2008/09 (desde o início de Março até ao final de Fevereiro).

Os mercados na Europa de Leste registaram um crescimento acima da média: as vendas na República Checa, Hungria, Polónia, Rússia, Eslovénia e Eslováquia cresceram 36% para 407 milhões de euros.

Recorde-se que nos últimos três anos, a C&A Europa investiu cerca de 700 milhões de euros. Durante os próximos três anos (2009 a 2011), a empresa pretende continuar o programa de investimentos com transacções totais no valor de 600 milhões de euros. No final deste ano deverão existir 1.450 lojas.

A nível operacional registou-se um aumento da quota de negócio em todos os países europeus, sendo que o mercado mais forte continua a ser a Alemanha, que alcançou um crescimento de 4,4% (incluindo a Turquia), equivalente a 2,9 mil milhões de euros.

Para o próximo ano, a C&A prevê a abertura de 130 novas lojas e penetração em três novos mercados: Itália (início de 2009), Roménia (Primavera) e Croácia (Outono). Em Portugal está prevista a abertura de seis e oito novos estabelecimentos para o biénio 2009-2010.

HISTÓRIA DE 200 ANOS

As letras C&A são as iniciais dos irmãos Clemens e August Brenninkmeijer, que fundaram a companhia na Holanda em 1841.

Os primeiros membros da família Brenninkmeyer eram comerciantes de linho e têxteis no século XVII, mas a história do êxito começou há 200 anos, quando os irmãos Clemens e August (daí C&A) abandonaram a sua casa de Mettingen, Alemanha, e abriram um armazém em Sneek, Holanda, em 1841.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos