segunda-feira, 29 de junho de 2009

Na rota dos megaiates


'Outback' fez escala técnica de reabastecimento. Seguiu para o mediterrâneo

Data: 29-06-2009



A Madeira recebeu mais uma escala do megaiate motorizado 'Outback', que era procedente das Caraíbas e com destino final na marina de La Ciotat, na Riviera francesa, onde irá ficar posicionado no decorrer desta estação.

A entrada deste magnifico iate no porto do Funchal aconteceu sábado, por volta das 11 horas, logo após a saída do ferry da Naviera Armas, atracando, exactamente, na zona reservada aos navios ferry. Ao final desse mesmo dia, o 'Outback' soltou amarras e zarpou com rumo ao estreito de Gibraltar. Recorde-se que este megaiate realizou a 28 de Junho do ano passado a sua primeira escala de sempre na Pontinha.

Tal como sempre acontece no decorrer das viagens transatlânticas, estes megaiates têm necessidade de proceder a reabastecimentos, especialmente de combustível, o que os obriga a uma escala técnica antes de retomarem as respectivas viagens.

Marina da Horta com mais iates


A Madeira, os Açores, bem como as ilhas Canárias, são as regiões escolhidas para este tipo de paragem, sendo de realçar que a Marina da Horta, nos Açores, leva grande vantagem em relação à Madeira no que se refere ao número de escalas verificadas. As excelentes infra-estruturas de apoio oferecias por aquela marina, colocam-na na lista de preferência de todos os que atravessam o Atlântico. Com efeito e enquanto a Região contabiliza, desde Janeiro 14 escalas, aquela marina açoriana já registou, em igual período, mais do triplo das escalas, registando um total de 47.

Este megaiate foi construído nos estaleiros australianos 'Austal', em 2007. Tem uma lotação para 12 hóspedes e é servido por uma tripulação de 13 elementos. Mede 58,80 metros de comprimento, por 10,55 metros de boca (largura) e 2,65 metros de calado. Está equipado com dois motores Caterpillar Diesel de 1575 Hp, os quais lhe garantem uma velocidade máxima de 18,3 nós e cerca de 15 nós, quando em velocidade de cruzeiro. De forma a permitir viagens o mais confortáveis possível, está equipado com quatro estabilizadores 'Quantum Zero', que reduzem sobremaneira os balanços provocados pela ondulação.



DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos