sexta-feira, 12 de junho de 2009

Parque Temático já rendeu 5 milhões de euros




Em 5 anos foram 312 mil os visitantes de um parque que agora aposta num novo pavilhão inspirado nas histórias e vivências do Porto do Funchal
Data: 12-06-2009

O Parque Temático da Madeira ainda não garantiu o 'break even' - receita igual à despesa - mas para lá caminha. Nos primeiros cinco meses do ano o número de visitantes cresceu 11,5%, depois de ter fechado o ano de 2008 com cerca de 77 mil visitantes. Desde que abriu as suas portas, já visitaram aquele espaço 312.083 visitantes.

Embora a Sociedade de Desenvolvimento do Norte não tenha disponibilizado os indicadores financeiros, um estudo feito e a que o DIÁRIO teve acesso permite concluir que o gasto médio dos visitantes - excluindo-se nestes os 22% integrados em visitas promovidas pelas escolas ou os 2,5% seniores, que têm ingressos mais baratos - situa-se nos 29 euros, o que permite concluir que em quase 5 anos de actividade aquele espaço terá gerado perto de 5 milhões de euros de receita, incluindo-se os gastos com as refeições, compras e na aquisição de recordações, com destaque para a foto da praxes.

Garantindo trabalho directo a 25 colaboradores, mas envolvendo a prestação de outros dez colaboradores enquadrados em empresas que garantem os serviços de limpeza, jardinagem e segurança, o Parque Temático tem nos seus pavilhões e ateliers de trabalho dos artesãos de cinco áreas - bordado, pinceleiro, vimes, tecelagem e olaria - um dos seus melhores negócios, pois a venda de peças de artesanato já tem um peso superior à receita gerada pelo 'merchadising', um facto surpreendente, embora as rendas dos espaços concessionados - os três restaurante - constitua uma fonte de receita que não é despiciente.

Venda de artesanato


De destacar o facto da aposta no artesanato estar a permitir que os visitantes possam eles aprender a bordar ou a moldar o barro de acordo com a peça que pretendem executar, havendo cada vez mais compras e pedidos de envio de peças feitas de acordo com as indicações dos visitantes e concluídas à posterior.

Facto muito curioso é dado pela circunstância dos visitantes terem tomado conhecimento da existência do parque e terem decidido visitá-lo na sequência de uma recomendação de um outro anterior visitante, embora o número de agentes e operadores envolvidos na comercialização do produto tenha crescido exponencialmente, com destaque para as vendas a partir do estrangeiro, pela internet.

Novo pavilhão e novo filme

Apostado em surpreender os visitantes, a Sociedade de Desenvolvimento do Norte está a investir em novas áreas de animação. Com destaque para um teatro virtual que através do recurso às novas tecnologias, desenvolvidas por uma empresa espanhola, vai recriar o ambiente vivido no calhau do Funchal, bem como junto ao ilhéu onde foi edificada a Pontinha, em que os transportes marítimos, as ligações da ilha ao exterior, a importância do Porto do Funchal no turismo de paquetes será enfatizado. Este novo espaço está a ser implantado num novo pavilhão em construção, cuja abertura devera acontecer em Agosto deste ano.

Entre as novidades que vão surgir, destaque-se o 'refresh' feito num filme concebido para as crianças e que com um recurso a óculos especiais permite ver a três dimensões a flora e fauna da Madeira, numa perspectiva infantil. Os amantes dos brinquedos telecomandados vão passar a ter caravelas que poderão descobrir novas terras pela mão dos visitantes.

Novidade, também, será a estreia de um novo filme - Futuro da terra - em que será recriado a imagem da Madeira no ano 2.419, ou seja mil anos depois da descoberta. Um filme que visa mostrar que a Região quer ser um laboratório de uma experiência de sucesso no recurso à utilização de fontes de energias renováveis e não poluentes, numa aposta de auto-sustentabilidade a partir de uma adequada gestão dos recursos naturais.

Canal de televisão

Grande aposta dos responsáveis pela gestão daquela infra-estrutura é a realização de eventos e interacção com os visitantes. E o sonho é a oferta de imagens dos eventos e das visitas, através de um canal de televisão. O Parque Temático TV deverá estar online no sitio da internet, bem como You Tube, onde aliás estão disponíveis três dezenas de pequenos vídeos com a visita de famosos, ou a imagem de actividades culturais que identificam e nos diferenciam.

Novidade este Verão é o lançamento de um novo tarifário, que para além de potenciar sinergias com os hotéis do concelho - cujos clientes passam a beneficiar de condições privilegiadas de acesso ao Parque Temático - quer estimular o usufruto dos espaços naturais, a partir do pagamento de 1,5 euros. Este ingresso permite-lhe circular no interior do parque, embora não possa aceder às áreas de diversão.

Inquérito: Visitantes encantados com história inovadora

Carlos Gomes, Lisboa (Portugal)
"Imperdível. Num curto espaço de tempo, tive a possibilidade de conhecer a Madeira profunda. Vou voltar!"

Van Beek, Groningen (Holanda)
"Esta visita e a exibição de diferentes cenários ensinou-me muito sobre a interessante história da Madeira"

Luís Pereira, Lisboa (Portugal)
"Ao vir à descoberta, fiquei surpreendido com o que vi. Pois não esperava um parque tão surpreendentemente bem elucidativo sobre a Madeira".

Joaquim Abreu, CARACAS (VENEZUELA)
A experiência foi espectacular. O parque é muito bonito, está bem cuidado e as suas atracções são interessantes. O que mais gostamos foi a viagem de comboio".

Isabel Rodriguez, Ourense (Espanha)
"É um parque de visita obrigatória, quer pela mensagem cultural , como pelas propostas que nos transmitem as coisas muito bonitas que podemos visitar "

Veronika Zsuzsanna, Budapest ( Hungary)
"Esperava encontrar um parque educativo, mas viemos encontrar muito mais: diversão e uma excitante descoberta. É de recomendar a famílias com crianças"

Angelina Moreira, Fiães (Portugal)
"Foi uma experiência que jamais será esquecida. Uma aventura familiar e um enriquecimento para toda a vida...".




DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos