sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Voos da TAP de Moscovo trazem 50% para a Região

Ligação à capital russa tem boa aceitação e a Madeira ganha novo mercado
Data: 15-01-2010




Os cinco voos semanais que a TAP realiza entre Lisboa e Moscovo, desde o passado dia 11 de Junho, têm registado um nível de ocupação excelente, anunciou ontem o vice-presidente da companhia.

Luiz da Gama Mór, que falava numa conferência de imprensa que decorreu no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), anunciou que uma boa percentagem dos passageiros dos voos da Rússia se destinam à Madeira, para onde seguem depois de uma breve escala na capital portuguesa.

Como o DIÁRIO já tinha referido, a abertura da linha regular da companhia portuguesa para a capital russa encontrou desde logo uma boa aceitação por parte dos operadores e agentes de viagens russos, que não tinham voos directos para Portugal. A facilidade de ligações apresentada pela TAP no 'hub' de Lisboa para o nosso arquipélago entusiasmou os agentes russos, que passaram a ter disponíveis diversos pacotes de férias com destino à Madeira, uma ilha que continua a ganhar o interesse dos russos, não obstante o facto dos turistas que pretendam chegar à nossa ilha tenham de viajar praticamente cerca de meio dia.

Pedro Pinto, delegado da TAP em Moscovo, em declarações ao DIÁRIO quantificou a divisão de tráfego em cerca de 50% para a Madeira e o restante para Lisboa e Algarve, com destaque para o Sul de Portugal, nomeadamente no Verão. "A Madeira é um excelente produto, cada vez mais procurado pelos turistas russos que se dirigem para Portugal, o mesmo acontecendo, embora em menor escala, com o Algarve", disse-nos o delegado da companhia nacional.

Pedro Pinto considera que estas percentagens são ainda capazes de crescer, nomeadamente na época baixa do turismo em Portugal, face às melhores condições meteorológicas que o nosso País tem para cativar turistas oriundos de países europeus, onde as temperaturas são, tradicionalmente, muito mais baixas.

O delegado da TAP em Moscovo destacou ainda o facto da companhia aérea, com o apoio das entidades nacionais e regionais responsáveis pela promoção turística, ter feito um trabalho muito interessante de divulgação dos destinos portugueses, com a vinda a Portugal (incluindo a Madeira) de cerca de 30 grupos de agentes de viagens e jornalistas, em viagens de familiarização. Por isso recomenda aos hoteleiros madeirenses e entidades responsáveis pela promoção que continuem a investir no mercado da Rússia, onde há uma clientela crescente de alto nível e bom poder de compra.

Lisboa-Funchal à frente em 2009

A Madeira também foi notícia ontem na conferência de imprensa da TAP pelo facto da linha doméstica de Lisboa para a nossa ilha ser a maior de toda a rede da companhia aérea. Novamente em 2009 Lisboa-Madeira liderou com um movimento de 535 mil passageiros, seguida pela linha Lisboa-Porto, com 389 mil passageiros, mas muito abaixo da liderança. O tráfego da TAP para as ilhas, no ano de 2009 cresceu 6,3% em Dezembro passado, mas no conjunto do ano de 2009 houve um decréscimo de 3,2%.

Carlos Paneiro, director comercial da TAP, disse ao DIÁRIO que a TAP vai retomar já na próxima época de Verão o voo que tinha sido suspenso na época de Inverno, devido a uma baixa de tráfego. Não há razões para a companhia baixar o nível da sua oferta entre Lisboa e a Madeira no Verão, pois a TAP tem uma companhia fidelizada, que aprecia os patamares de segurança e de serviço que sempre têm caracterizado a sua postura no mercado.

Quanto a Caracas, outra linha da rede da TAP que interessa aos madeirenses, Luiz Mor afirmou que a companhia está a fazer uma análise face aos últimos acontecimentos naquele país latino-americano, nomeadamente a desvalorização do bolívar, que fará com que as passagens, que são pagas em dólares norte-americanos, custem cerca do dobro do que antes da desvalorização na semana passada. Não há decisões tomadas, nem se conhece, para já, qualquer consequência directa da desvalorização no tráfego aéreo para Portugal, mas a TAP acredita que poderá ser necessário fazer alguns reajustamentos na linha.

No total a TAP transportou no ano passado 8,44 milhões de passageiros nas suas 63 linhas regulares, entre Portugal e diversos aeroportos da Europa, África e América. Registou-se um decréscimo de 3,4% relativamente aos totais de 2008. O objectivo para este ano de 2010, que Luiz Mor acredita que será de recuperação, a TAP pretende atingir a fasquia de nove milhões de passageiros.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos