sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Madeira ainda tem nove candidatos a Maravilha

De momento, são 353 as candidaturas, mas nova fase vai eleger os 21 finalistas









A “New 7 Wonders Portugal” apresentou, ontem, a lista longa de 323 candidatos a “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, sendo que da Madeira, das 55 propostas iniciais, apenas nove ainda poderão ir a votos.
Após o levantamento exaustivo realizado pela organização foram validadas as 323 candidaturas por parte das autarquias de todo o país que tutelam os locais identificados. Nesta primeira fase do projecto a organização contou ainda com o apoio e validação dos parceiros institucionais.
Na ilha da Madeira, estão como elegíveis locais como o Cabo Girão, a Fajã dos Padres e ainda a floresta laurissilva de São Vicente. Já no Porto Santo, destaque para o Pico de Ana Ferreira, a praia da ilha dourada, o Cabeço das Laranjas (Ilhéu de Cima) e os recifes fósseis e galerias do Ilhéu da Cal. Por fim, destaque também para as ilhas Desertas e Selvagens.
O evento de apresentação da lista teve lugar ontem no Pestana Palace Hotel e contou com a presença de Humberto Rosa (secretário de estado do Ambiente), Tito Rosa (presidente do ICNB), Carlos Teixeira (vice-presidente da LPN), Francisco Ferreira (vice-presidente da Quercus), Nuno Domingues (director executivo do GEOTA), Gonçalo Pereira (director executivo da National Geographic Portugal), António Vitorino (comissário para as “7 Maravilhas Naturais de Portugal”) e Luís Segadães (presidente da “New 7 Wonders Portugal”).
«O nosso país tem um património natural muito valioso e variado, que é frequentemente esquecido ou desvalorizado. Pô-lo em evidência através das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” é especialmente oportuno, no contexto do Ano Internacional da Biodiversidade em curso», afirmou na altura Humberto Rosa, secretário de estado do Ambiente.
«Consciencializar os portugueses para a preservação do meio ambiente e do património natural é o nosso grande objectivo. O primeiro passo está dado e acreditamos que a partir daqui o envolvimento das pessoas será ainda maior. Cuidar das belezas naturais do nosso país vai ser uma prioridade de todos em 2010», acrescentou António Vitorino, comissário para as “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.
A próxima fase do projecto consiste na criação de um painel de 77 especialistas, representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, para chegar a uma “short list” de 77 locais naturais pré-finalistas. Posteriormente um painel de 21 personalidades notáveis de Portugal irá escolher as 21 Maravilhas finalistas, as quais serão apresentadas para votação pública a 7 de Março de 2010.
Nesta lista de 21 Maravilhas finalistas terá que estar presente, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Desta forma, a New 7 Wonders Portugal assegura a representatividade geográfica do país.
A votação, auditada pela PricewaterhouseCoopers, termina a 7 de Setembro de 2010 e as “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” serão conhecidas no mesmo mês.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos